Fachadas com telhados em evidência

PUBLICIDADE
A fachada desta casa norte-americana não seria nada sem o telhado.

O telhado assume papel importante no visual da casa, acrescentando um toque de charme e personalidade. Além de constituir a cobertura da residência e certificar a segurança dos moradores, a estrutura também desempenha papel importante para o estilo arquitetônico da fachada.

A arquitetura moderna tem colocado os telhados em evidência na construção de fachadas residenciais. O objetivo desta preferência consiste em superar apenas o caráter funcional e explorar a estética da cobertura montada com telhas.

Na construção de uma fachada, o telhado tem o papel de definir o estilo arquitetônico predominante. Assim, dependendo do desenho formado pelas telhas, é possível distinguir o visual da casa e explorar as principais características da cobertura na execução do projeto.

PUBLICIDADE

A estética do telhado também pode ser influenciada pelos tipos de telhas usadas, que variam principalmente quanto ao design e material. Entre as peças que podem aparecer como elemento da fachada, vale ressaltar aquelas fabricadas com cerâmica, concreto, ardósia e vidro. O formato das telhas costuma variar e valoriza aquilo que o projeto pedir. É importante ressaltar que, quanto mais inclinado for um telhado, mais evidência ele ganha na fachada.

A inclinação é uma das características que determinam o estilo do telhado.

Telhados que determinam estilos

Telhado pagode: aparece com frequência na arquitetura japonesa, sendo caracterizado pela inclinação de quase 100%.

Telhado clássico: a estrutura é básica e não rouba tanto a atenção na fachada residencial. Todas as águas que compõem a estrutura possuem a mesma inclinação, característica esta que influencia na escolha das telhas.

Telhado colonial: apresenta uma inclinação bem suave, mas suas curvas são mais acentuadas do que o telhado clássico.

PUBLICIDADE
O telhado deixa a fachada mais charmosa e sofisticada.

Telhado normando: construído com telhas planas e inclinação bem evidente na fachada. É uma opção moderna, sofisticada e muito recorrente nas casas europeias. Para obter a estética esperada, usam-se telhas planas na estrutura.

Telhado neoclássico: um dos telhados mais elaborados para dar ênfase aos traços arquitetônicos. Apresenta inclinações e sobressai com o ‘ar de mansão’.

PUBLICIDADE

Telhado plano: sem inclinação, ela não tem muita evidência na fachada residencial, mas costuma aparecer nos projetos de casas contemporâneas.

Telhado chalé: comum nos países frios, já que sua inclinação evita o acúmulo de neve na cobertura.

Depois de conhecer os principais tipos de telhados, escolha aquele que melhor combina com o seu projeto.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.