Faça decoração na sua casa com flores

A procura de ideias para transformar a decoração? Então não deixe de investir nas flores. Tanto as naturais como as artificiais adicionam um colorido…

Por Isabella Moretti em 26/11/2011

A procura de ideias para transformar a decoração? Então não deixe de investir nas flores. Tanto as naturais como as artificiais adicionam um colorido bonito no interior da casa e embelezam todos os cômodos. Os arranjos florais variam não só quanto às cores, mas também na textura, tamanho e acabamento.

As flores são bem-vindas em qualquer espaço da casa e ajudam a criar uma atmosfera de aconchego nos ambientes.  As combinações se revelam perfeitas e invocam um determinado estilo na decoração, como é o caso do romântico ou rústico. Mesmo se tratando de um arranjo simples e básico, ele consegue ativar a decoração e oferecer um toque de beleza.

Antes de fazer a decoração da casa com flores é necessário avaliar qual ambiente será trabalhado. Todos os cômodos da residência podem ser beneficiados com um toque floral, mas todo o cuidado é pouco para não cometer exageros. Um fator muito importante nesse sentido é manter o equilíbrio das cores e tamanho, evitando assim o temido efeito cafona.

Flores para cada cômodo

-Quarto: não se trata de um ambiente tão receptivo, mas com certeza as flores serão capazes de inovar a decoração. Numa composição romântica, o arranjo vai contribuir com uma atmosfera de energias positivas e descanso. De repente, se a roupa de cama for florida fica mais fácil manter o equilíbrio do acabamento.

– Sala de estar: o espaço mais receptivo da casa necessita de um visual agradável para acomodar os convidados. Nesse sentido, os arranjos florais em vasos transparentes prometem decorar os móveis de maneira impecável. Entre os pontos estratégicos para posicionar as flores, vale citar a mesa de centro, lareira e mesa de apoio.

– Banheiro: parece estranho imaginar o cômodo decorado com flores, mas isso já tem se tornado corriqueiro na decoração de casas. Para romper com a monotonia do lavabo, as pessoas apostam em arranjos florais coloridos e perfumados.

Cozinha: como as flores são capazes de melhorar o estado de espírito, elas também fazem a diferença na decoração desse ambiente. É importante evitar as fragrâncias muito fortes e montar um arranjo delicado para não sobrecarregar o espaço. Colocadas no peitoril da janela ou em recipientes típicos da cozinha, as flores prometem adicionar um charme especial.

Naturais ou artificiais?

As flores naturais costumam criar um efeito mais bonito e delicado na decoração, mas necessitam de uma série de cuidados todos os dias. Para manter o arranjo saudável, as necessidades da planta precisam ser levadas em conta, tais como iluminação, vento, umidade e adubo. Uma vantagem em trabalhar com flores de verdade como ornamento é o aroma delicioso liberado no espaço. Procure conhecer as plantas que florescem em cada estação e aposte nessa ideia para embelezar a casa.

Para quem não tem tempo de cuidar da manutenção das flores, é recomendado comprar exemplares artificiais e montar arranjos para decorar a casa. As opções encontradas no mercado não estão tão artificiais como costumava ser, pelo contrário, novos materiais são usados para valorizar a naturalidade das flores.

 

Top