Expressões populares e seus significados

☰ CONTEÚDOFila indianaGatos-pingadosMemória de elefanteLágrimas de crocodiloAve de mau agouro Afogar o gansoQueimar pestanas Fila indiana Significado: Fileira de pessoas ou objetos dispostos um atrás…

Por Editorial MDT em 20/12/2011


Fila indiana

Significado: Fileira de pessoas ou objetos dispostos um atrás (após) o outro.

A expressão fila indiana nasceu de um costume de algumas tribos de índios que viviam na América. Estes índios caminhavam sempre um atrás do outro, mantendo uma fila, de modo que os que vinham atrás iam apagando as pegadas deixada pelos primeiros índios, os que iam na frente.

Gatos-pingados

Significado: Poucas pessoas presentes em determinado local.

O surgimento desta expressão esta vinculado a uma antiga pratica de tortura que era utilizada no Japão. Durante a tortura, era derramado óleo fervendo em cima de criminosos e animais, sendo que os gatos eram as maiores vitimas desta prática. Pouquissimas pessoas assistiam estas horríveis torturas, sobrando apenas os gatos que haviam sido pingados com o óleo quente.

Memória de elefante

Significado: ter uma ótima memória, lembrar-se de tudo.

Esta expressão surgiu da boa memória dos elefantes, que fixam tudo aquilo que aprendem. Por esse motivo os elefantes são uns dos animais utilizados em espetáculos circenses, porque possuem uma grande facilidade para memorizar as coisas.

Lágrimas de crocodilo

Significado: Choro fingido, falsidade.

Quando o crocodilo ingere um alimento, precisa fazer uma grande pressão contra o céu da boca, neste movimento as glândulas lacrimais acabam sendo comprimidas, e lágrimas escorrem enquanto ele devora a vítima.

Ave de mau agouro

Significado: Pessoa que anuncia desgraças, portadora de más noticias.

Antigamente, os romanos usavam as aves para saberem sobre o futuro, para isso era feito uma leitura do voo de algumas aves especificas como águia, o abutre, o milhafre, a coruja, o corvo e a gralha, além de também prestarem muita atenção aos seus cantos e analisar as suas vísceras para saber se o que viria seria bom, ou ruim.

 Afogar o ganso

Significado: Relação sexual, masturbação.

A expressão teve origem em um antigo habito chinês, onde alguns homens costumavam manter relações sexuais com gansos. Pouco antes da ejaculação, eles mergulhavam a cabeça do animal na água, pois desta maneira havia uma maior sensação de prazer. Apesar da estranha origem, a expressão era usada por Dom Pedro I, quando ele mandava cartas para a marquesa de Santos. Na época, ele usava o código “afogar o ganso” no lugar da palavra copular para que o relacionamento ficasse em segredo.

 

Queimar pestanas

Significado: Estudar muito.

Esta expressão surgiu há muito tempo nos estudante de Coimbra que para estudarem durante o período noturno precisavam de velas, já que não dispunham de energia elétrica. Como a luz da vela era muito fraca e baixa, era necessário se aproximar muito dela o que acabava provocando um chamuscamento dos pelos, pela proximidade da chama da vela.

Top