Experimento transforma qualquer superfície em tela touchscreen

Logo depois que o sensor de movimento Microsoft Kinect chegou às mãos dos hackers, começaram a aparecer os primeiros protótipos para a captura de…

Por Redacao em 21/10/2011

Logo depois que o sensor de movimento Microsoft Kinect chegou às mãos dos hackers, começaram a aparecer os primeiros protótipos para a captura de gestos em diferentes superfícies. Agora, o centro de pesquisas da própria empresa (o Microsoft Research) em parceria com a Carnegie Mellon University desenvolve um projetor capaz de transformar qualquer superfície em uma tela sensível de toques: o OmniTouch.

O aparelho é baseado no Microsoft Kinect, mas conta com um projetor de imagens acoplado. O sistema reconhece qualquer anteparo diante dele e projeta a interface dos aplicativos nele. Não é preciso nenhum comando auxiliar, todas as ações podem ser disparadas com gestos das mãos do usuário diretamente nas imagens.

O mais impressionante é que o OmniTouch é capaz de se adaptar a qualquer variação de posição ou proximidade do anteparo em que as imagens estão sendo projetadas. Também é possível utilizar mais de uma superfície de maneira inteligente. Em um dos exemplos, a mão do usuário funcionava como uma paleta de cores enquanto a parede era a área de desenho.

Não há qualquer previsão para o lançamento de alguma finalidade do OmniTouch voltado aos consumidores finais. No entanto, os responsáveis pelo projeto pretendem implementar a tecnologia em dispositivos portáteis.

Top