Exercícios: Será que em Excesso Prejudicam a Saúde?

PUBLICIDADE

 

Todas as pessoas já sabem que exercício faz muito bem a nossa saúde. Ele ajuda a manter o corpo e o organismo no ritmo. Para as pessoas que desejam perder peso, a melhor opção são os exercícios físicos.

Os exercícios ajudam a queimar calorias e assim, perder peso, ajuda à manutenção da tonificação dos músculos, melhora a circulação, aumenta o autocontrole, reduz o estresse, aumenta a habilidade de concentração, melhora a aparência, melhora a qualidade do sono e tantos outros benefícios.

PUBLICIDADE

Porém, eles precisam ser praticados com cautela e com acompanhamento de um especialista, ou seja, um profissional da área. Quando praticados em excesso, pode trazer malefícios a saúde. Precisamos tomar cuidados para não ultrapassar os limites.

Fazer muitos exercícios físicos também pode ser sintoma de vigorexia, uma doença que costuma se desenvolver nos homens que desejam conquistar músculos definidos a qualquer custo, julgando-se sempre fracos. Impulsionados por isso, muitos rapazes consomem anabolizantes.

As pessoas que têm esse tipo de transtorno acham-se muito magras e fracas, ainda que se apresentem com músculos e força.

Com tudo isso, a pessoa imagina um corpo irreal e vivem em sua busca incessante.
O excesso de atividades físicas causa na pessoa ansiedade, por sempre querer ultrapassar os limites do corpo, insônia, irritabilidade e cansaço, que pode ainda comprometer a imunidade fisiológica.

O cansaço pode comprometer o desempenho sexual dos homens e nas mulheres as maiores causas são a falta de menstruação e tireóide.

As pessoas viciadas em malhação, pode desenvolver um problema chamado mecanismo do overtraining, ou excesso de treinamento e  é um círculo vicioso. O primeiro sintoma é a falta de rendimento no exercício, causada por um excesso de treinamento, que, por sua vez, leva ao aumento da prática de atividades físicas.

PUBLICIDADE

Ao perceber que não está obtendo o resultado desejado, a pessoa acredita que é porque está malhando pouco e intensifica os exercícios, quando na verdade, deveria descansar. A partir daí, começam a surgir os problemas.

Os exercícios são necessários, porém, como tudo na vida, deve ser na medida certa. E não se esqueça de consultar um profissional, ele está apto a indicar a melhor opção em exercícios físicos e avaliar a sua capacidade

Leia também:

1 comentário

  • eu pratico muito exercico caminho 40 mint pela manha mais uma hora de aerobica a noite 1 h de bicicleta mas 1e meia de musculaçao mas 30 minuto de caminhada nao sinto nada posso continuar

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.