Exercícios: Será que em Excesso Prejudicam a Saúde?

Redacao 10/11/2011 Saúde

 

Todas as pessoas já sabem que exercício faz muito bem a nossa saúde. Ele ajuda a manter o corpo e o organismo no ritmo. Para as pessoas que desejam perder peso, a melhor opção são os exercícios físicos.

Os exercícios ajudam a queimar calorias e assim, perder peso, ajuda à manutenção da tonificação dos músculos, melhora a circulação, aumenta o autocontrole, reduz o estresse, aumenta a habilidade de concentração, melhora a aparência, melhora a qualidade do sono e tantos outros benefícios.

Porém, eles precisam ser praticados com cautela e com acompanhamento de um especialista, ou seja, um profissional da área. Quando praticados em excesso, pode trazer malefícios a saúde. Precisamos tomar cuidados para não ultrapassar os limites.

Fazer muitos exercícios físicos também pode ser sintoma de vigorexia, uma doença que costuma se desenvolver nos homens que desejam conquistar músculos definidos a qualquer custo, julgando-se sempre fracos. Impulsionados por isso, muitos rapazes consomem anabolizantes.

As pessoas que têm esse tipo de transtorno acham-se muito magras e fracas, ainda que se apresentem com músculos e força.

Com tudo isso, a pessoa imagina um corpo irreal e vivem em sua busca incessante.
O excesso de atividades físicas causa na pessoa ansiedade, por sempre querer ultrapassar os limites do corpo, insônia, irritabilidade e cansaço, que pode ainda comprometer a imunidade fisiológica.

O cansaço pode comprometer o desempenho sexual dos homens e nas mulheres as maiores causas são a falta de menstruação e tireóide.

As pessoas viciadas em malhação, pode desenvolver um problema chamado mecanismo do overtraining, ou excesso de treinamento e  é um círculo vicioso. O primeiro sintoma é a falta de rendimento no exercício, causada por um excesso de treinamento, que, por sua vez, leva ao aumento da prática de atividades físicas.

Ao perceber que não está obtendo o resultado desejado, a pessoa acredita que é porque está malhando pouco e intensifica os exercícios, quando na verdade, deveria descansar. A partir daí, começam a surgir os problemas.

Os exercícios são necessários, porém, como tudo na vida, deve ser na medida certa. E não se esqueça de consultar um profissional, ele está apto a indicar a melhor opção em exercícios físicos e avaliar a sua capacidade

Outros artigos

Lábio Leporino Causas e Tratamentos

18/04/2011

Lábio Leporino Causas e Tratamentos

Hoje em dia muitas doenças estão aparecendo no quadro de preocupação dos pais, sejam elas comuns ou não. Bem como, as imperfeições em crianças recém-nascidas tam...

Existe uma Dieta para Cada Idade ?

27/08/2015

Existe uma Dieta para Cada Idade ?

Existe uma dieta para cada idade ? Sim. De acordo com especialistas e até pesquisas diferentes realizadas em outros segmentos, com o passa do tempo o corpo precisa d...

SENAC Bahia Cursos Gratuitos Salvador 2011

28/10/2010

SENAC Bahia Cursos Gratuitos Salvador 2011

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Bahia está com previsão para diversos cursos gratuitos em Salvador 2011. Os cursos disponibilizados pelo SEN...