Exercícios que ajudam a diminuir a gastrite

Conheça os exercícios que ajudam a diminuir a gastrite. Essa doença é uma inflamação que afeta as paredes internas do estômago, podendo ser aguda…

Conheça os exercícios que ajudam a diminuir a gastrite. Essa doença é uma inflamação que afeta as paredes internas do estômago, podendo ser aguda ou crônica. As pessoas que sofrem com problema costumam apresentar sintomas característicos, como dor na boca do estômago, queimação, azia, perda de apetite e até mesmo vômito.

Exercícios que ajudam a diminuir a gastrite. (Foto Ilustrativa)

Exercícios que ajudam a diminuir a gastrite. (Foto Ilustrativa)

Entre as principais causas da gastrite, vale destacar uma bactéria que se hospeda no estômago, chamada de Helicobacter pylori. Cerca de 80% dos brasileiros apresentam esse microrganismo no sistema digestivo, mas apenas 15% manifestam a gastrite. Existem outros fatores que podem sensibilizar a mucosa estomacal, como o tabagismo, o excesso de bebida alcóolica e o consumo de alguns medicamentos.

Leia mais: Comidas saudáveis para quem tem gastrite

Exercícios que ajudam a diminuir a gastrite

Para não sofrer com os males da gastrite, as pessoas precisam fazer algumas adaptações na rotina. Em geral, elas mudam a dieta e evitam os alimentos que podem irritar o estômago. Outra medida importante para o tratamento é praticar exercícios físicos.

Exercícios aeróbicos

 Experimente fazer caminhada. (Foto Ilustrativa)

Experimente fazer caminhada. (Foto Ilustrativa)

Os exercícios que ajudam a diminuir a gastrite são aqueles que conseguem amenizar os sintomas e até mesmo desfazer os gatilhos responsáveis pelos sintomas. Quem não tem o hábito de se exercitar pode começar com caminhadas diárias leves, com duração de 30 minutos. Com o tempo, vale à pena praticar outras atividades aeróbicas, como correr, pedalar e nadar.

Yoga

A yoga tem várias posturas contra gastrite. (Foto Ilustrativa)

A yoga tem várias posturas contra gastrite. (Foto Ilustrativa)

Existem algumas posturas da yoga que ajudam a aliviar dor de estômago, inclusive aquela provocada pela gastrite. Esses asanas melhoram o funcionamento do sistema digestivo como um todo, além do que alivia o estresse. Pratique em casa as seguintes posturas: Utthita Trikonasana, Baddhakonasana, Utthita Marichyasana e Viparita Karani.

Leia Também:  Chás contra gastrite: dicas, receitas

Saiba mais: Alimentos que pioram a gastrite

Outras dicas para aliviar gastrite

Veja outras formas de aliviar os sintomas. (Foto Ilustrativa)

Veja outras formas de aliviar os sintomas. (Foto Ilustrativa)

Além de adotar uma rotina de exercícios físicos, você também precisa tomar outros cuidados para reduzir o desconforto da gastrite. Confira:

  • Mastigue bem os alimentos;
  • Coma de três em três horas;
  • Evite consumir bebidas alcóolicas;
  • Evite o cigarro;
  • Tempere os alimentos com um pouco de sálvia para proteger o estômago;
  • Exclua os refrigerantes do cardápio;
  • Aumente o consumo de alimentos como couve, banana, maçã e mamão;
  • Enquanto estiver sofrendo com crise de gastrite, não tome leite;
  • Inclua chá de alecrim e chá de hortelã na dieta;
  • Reduza a ingestão de café.

Veja também: Tratamento Natural para gastrite

Coloque em prática os exercícios que ajudam a diminuir a gastrite, juntamente com uma alimentação saudável. Em poucas semanas você vai perceber uma melhora na dor e no desconforto. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobe bem-estar.

 

Top