Exercícios para renovar as energias

Com o estresse do dia a dia, nada melhor do que praticar exercícios físicos para aliviar as tensões. São diversas as opções de atividades…

Por Editorial MDT em 17/04/2012

É necessário sempre renovar as energias. (Foto: Dreamstime)

Com o estresse do dia a dia, nada melhor do que praticar exercícios físicos para aliviar as tensões. São diversas as opções de atividades que colaboram com o relaxamento do corpo, entre elas podemos citar a massagem, a aromaterapia, a respiração completa, o alongamento, o ioga, entre outras. Tendo isso em vista, separamos alguns exercícios que auxiliam a renovação de energias.

Como o exercício físico auxilia na renovação

Todo mundo sabe que o estresse acumulado durante o dia, resulta na tensão de músculos, tornando a respiração mais ofegante e irregular. Além disso, também surgem sintomas como dor de cabeça, desconforto físico ou esgotamento mental. Para reequilibrar o corpo e a mente, o ideal é utilizar métodos de relaxamento. 

Aprenda a controlar a respiração

O controle da respiração através da ioga influência o fluxo de equilíbrio do corpo. Dessa forma, proporciona uma vida saudável e longa, além de colaborar com uma iluminação espiritual mais adequada. Conheça um pouco mais sobre essa técnica conhecida como “respiração completa”.

1. Primeiro passo – retire os sapatos, afrouxe as roupas e deite-se com as costas apoiadas no chão. Mantenha os olhos fechados e com os braços estendidos ao longo do corpo. Inspire e expire o ar pelo nariz e tente acompanhar os movimentos dos pulmões. Faça uma longa inspiração e deixe o ar preso por alguns segundos, antes de expirá-lo pelo nariz de forma vagarosa.

2. Segundo passo – após realizar uma inspiração mais profunda, faça inspirações mais curtas, de mais ou menos 2-3 segundos. Vá prolongando as expirações de maneira gradativa, até alcançar os sete ou oito segundos.

3. Terceiro passo – mantenha a concentração de forma a manter o movimento do ar lento e contínuo. Evite expirar muito rápido e tente prender a respiração até o final da contagem, antes de iniciar uma nova inspiração. Repita os movimentos, até quando desejar.

A respiração completa ajuda a renovar as energias.

Como relaxar o pescoço e os ombros 

A maior concentração da tensão diária ocorre nos ombros e no pescoço. Por isso, ensinaremos um exercício que colabora com o relaxamento dessas regiões.

Estenda os braços ao longo do corpo e deixe-os nessa posição por alguns segundos. No primeiro instante, imagine que esteja segurando algo muito pesado e que seus ombros estão sendo puxados para baixo. Após alguns segundos, relaxe-os. Repita esse movimento, pelo menos cinco vezes por dia. Você sentira a diferença ao decorrer da prática.

Movimentando as mãos e as pernas

Para aliviar a tensão, nada melhor que praticar um simples movimento: sacudir as mãos e os pés. O ideal é que os braços e as pernas sejam sacudidos, de forma alternada, por um minuto. Ao término do movimento, seus músculos estarão totalmente relaxados.

Pratique o banho aromático

A realização de banhos de imersão é denominada aromaterapia e é extremamente relaxante. Além de serem inalados, os óleos essenciais são absorvidos pela pele, potencializando sua ação contra as tensões.

1. Primeiro passo – escolha um óleo de essência de sua preferência. Depois, aqueça a água, deixando a temperatura morna e, sem seguida, acrescente o óleo;

2. Segundo passo – feche a porta do banheiro para conter os vapores e deite-se de maneira confortável. Deixe os aromas envolverem todo o seu corpo;

3. Terceiro passo – permaneça no banho por, pelo menos, 15 ou 20 minutos.

Nada como uma aromaterapia para ficar cheio de energia novamente.

O estresse diário resulta na tensão muscular, em especial dos músculos do pescoço e dos ombros. Porém, para aliviá-las, basta realizar exercícios relaxantes. Após as nossas dicas, com certeza sua vida se tornará mais tranquila e cheia de energia.

Top