Exercícios para fortalecer o músculo do tchauzinho

Chamado por muitos de músculo do “tchau” ou do “tchauzinho”, o tríceps fica na parte de trás dos nossos braços. Com facilidade para acumular…

Por Editorial MDT em 24/02/2014

Chamado por muitos de músculo do “tchau” ou do “tchauzinho”, o tríceps fica na parte de trás dos nossos braços. Com facilidade para acumular gordura e ficar flácido, tal músculo deixa transparecer a falta de forma física quando erguemos o braço para acenar para alguém. É neste momento que a flacidez e as gordurinhas aparecem, balançando-se sem nenhuma firmeza. Por constrangimento, muitas pessoas deixam até de usar regatinhas. Se você não frequenta academias, não se preocupe. Você pode fazer exercícios caseiros para fortalecer o músculo do tchauzinho, todos os dias. Aprenda alguns.

A posição é esta; porém, use uma cadeira (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Exercício com cadeira ou banco

Para fazer este exercício, é importante que você se apoie em uma cadeira ou banco firmes. Posicione-se de costas para o móvel, apoie nele as duas mãos (uma em cada extremidade da cadeira), dobrando os cotovelos e as pernas. Os pés devem estar a uma distância que permita um ângulo de 90º, aproximadamente, dos joelhos (como na imagem, acima).

Abaixe o corpo, flexionando levemente os joelhos e volte à posição inicial, estendendo os cotovelos. Ao descer o corpo, os cotovelos devem estar alinhados aos ombros. Quando mais próximas as pernas estiverem da cadeira, menos carga terá o exercício para tríceps. Conforme evoluir no treino, vá esticando cada vez mais as pernas, até que elas fiquem completamente eretas, durante o exercício.

Exercício em bancada, parapeito ou na cama

Pode-se fazer este exercício na cama, também (Foto: Divulgação)

Simples, este exercício caseiro para tríceps pode ser feito apoiando-se em uma bancada ou parapeito, desde que sejam bem firmes. Basta apoiar as duas mãos na bancada, colocar os dois pés para trás do corpo (meio metro, aproximadamente) e afastar um pouco as pernas. Fique nas pontas dos pés, para que haja mais carga sobre os braços. Mantendo a coluna ereta, solte o peso de seu corpo, concentrando-o nos braços. Abaixe o corpo (aproximando-o da bancada) e volte, sempre com a coluna reta e nas pontas dos pés.

Exercício com peso

Qualquer peso pode ser usado neste exercício (Foto: Divulgação)

O último exercício para músculo do tchau é o mais simples. Para fazê-lo, você precisará usar pesos. Caso não tenha aqueles usados em academia, o resultado será o mesmo, se você algum outro peso existente em casa, como vidros de óleo, pacotes pequenos de arroz ou açúcar, etc. O movimento é feito, como a na imagem acima. Você pode fazer este exercício sentada ou em pé, com a coluna ereta e as pernas levemente afastadas.

Estique os dois braços, segurando o peso, com as duas mãos. Mantenha o tríceps ereto e faça movimentos apenas com os antebraços, esticando-os e dobrando-os, na altura da cabeça.

Top