Exercícios na praia: dicas, cuidados

No verão muitas pessoas começam a praticar exercícios, e muitas vezes acabam usando até mesmo a praia para desenvolver estas atividades, porém, como qualquer…

Por Editorial MDT em 02/03/2012

Dicas para praticar exercicios na praia

No verão muitas pessoas começam a praticar exercícios, e muitas vezes acabam usando até mesmo a praia para desenvolver estas atividades, porém, como qualquer ação não supervisionada, os exercícios praticados ao ar livre sem o mínimo cuidado, podem trazer  efeitos negativos e prejudicar a saúde.

Apesar das atividades físicas serem benéficas ao corpo, seu cuidado precisa de maior atenção nesta época, junto com sol e o calor também aparecem outras doenças como viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos, causados na maioria das vezes por descuidos e desatenção com o clima ou alimentos consumidos.

Uma das principais preocupações na hora de realizar um exercício na praia é a hidratação do corpo, além de cuidados com o sol que se torna muito forte durante alguns horários do dia. O ideal é que as atividades esportivas sejam realizadas quatro vezes por semana, com uma média de 45 minutos diários, sendo que o melhor horário é sempre antes das 10h e depois das 17h, quando o sol é menos intenso.

Tome cuidado com o sol e o calor ao praticar exercícios na praia durante o verão

O consumo de líquido é outro ponto alto  durante a prática destes exercícios, pois com o calor e a movimentação, é normal perder líquidos mais rápido, o que pode levar a uma desidratação. Para prevenir este mal, a melhor maneira é ingerir água ou sucos abundantemente, se possível a cada 20 minutos durante o tempo de duração da prática esportiva.

Os alimentos também devem receber bastante atenção, a melhores opções são os alimentos  leves, como uma água de coco, frutas, lanches naturais, entre outros que ajudarão o corpo a se manter, sem ficar pesado. Além do cuidado com a alimentação e o consumo de líquidos, ainda são necessárias mais algumas precauções, como a utilização de roupas bem leves e frescas, o uso de protetor solar acima do fator 30 no corpo e no rosto com reaplicação a cada 2h e a utilização de bonés, chapéus, óculos e viseiras para proteger os olhos dos raios solares.

Esportes de cunho aeróbico e aquático são os mais indicados nesta estação

Uma das dicas mais importantes para quem deseja praticar exercícios na praia, é respeitar os limites do corpo para não sacrificar o organismo. As atividades mais indicadas para estes locais são as corridas, caminhadas, frescobol, vôlei de praia, atividades na água e passeios de bike, todas de cunho aeróbico.

Ainda é necessário ficar atento ao local para a prática esportiva devido a fatores como: a sensação térmica, areia e poluição das praias, que acabam afetando o nosso organismo, pois um exercício neste tipo de ambiente acaba gerando um esforço maior para o organismo, que consequentemente perderá mais líquido e necessitará mais de cuidados e hidratação constantes.

Top