Exercícios Físicos no Inverno

A prática de esporte no inverno é tão importante quanto em qualquer outra estação no ano. A diferença é que no inverno, o corpo…

Por Editorial MDT em 24/05/2016

A prática de esporte no inverno é tão importante quanto em qualquer outra estação no ano. A diferença é que no inverno, o corpo vai gastar mais energia para ficar aquecido, favorecendo o emagrecimento. A alimentação saudável nesse período fornece a energia necessária para as atividade físicas.

Os exercícios físicos no inverno rexigem mais cuidados (Foto: Divulgação MdeMulher)

Os exercícios físicos no inverno exigem mais cuidados (Foto: Divulgação MdeMulher)

Cuidados antes das atividades físicas no inverno

Nos exercícios durante o período de frio, teremos que aumentar o aquecimento antes do alongamento, para que não haja lesões musculares, independente da prática esportiva: futebol, tênis, corrida ou ciclismo. Aquecer é uma atividade que faz com seu organismo eleve a temperatura corporal, tanto interna como muscular. No caso o alongamento vem após para distender em níveis seguro as fibras musculares.

É importante  importante usar a roupa ideal para a prática de atividades físicas no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

É importante importante usar a roupa ideal para a prática de atividades físicas no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

Roupa ideal para a pratica de exercícios físicos no inverno

No inverno, o agasalho pode ser usado no período de aquecimento, após usar a roupa esportiva adequada a cada esporte, agora caso esteja frio use um agasalho leve. Sendo que, após a atividade, tirar a roupa que eventualmente pode estar molhada de suor e colocar uma roupa seca para manter a temperatura corporal. Nos pés é importante usar um tênis que se adeque ao tipo de atividade física, se corrida, aeróbica ou outra atividade para evitar lesões nos joelhos. Vale lembrar que mesmo estando frio, não é indicado colocar muitos agasalhos para praticar as atividades, uma vez que o corpo começa a produzir muito mais calor e suar no inverno não faz bem para a saúde.

Alimentação saudável é fundamental para quem pratica atividades físicas no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

Alimentação saudável é fundamental para quem pratica atividades físicas no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

Que alimento consumir antes das atividades físicas?

O alimento mais adequado para comer antes e durante os exercícios são os carboidratos, que rapidamente são absorvidos. Os alimentos quentes facilitam o aquecimento do corpo, mas possuem um esvaziamento gástrico lento, a pessoa se sente pesada na hora do exercício. O importante é estar em movimento, é saudável para mente e corpo. Portanto consuma mais frutas, legumes, oleaginosas, entre outros alimentos saudáveis para que o rendimento seja maior durante as atividades físicas.

As academias enchem de pessoas para a prática de exercícios no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

As academias enchem de pessoas para a prática de exercícios no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

Melhor horário para as atividades

Não existe um horário que seja determinado, como o melhor para a pratica de exercícios físicos, mas existe aquele horário que o seu corpo se adapta mais às atividades físicas. Tem pessoas que não conseguem fazer atividades no período da manhã, pois não conseguem render e logo ficam cansadas, outras já se sentem melhor nesse período. O normal é as pessoas procurarem as academias no inverno, no período da noite, por conta do trabalho durante o dia e sentem-se mais aquecidas com os movimentos tendo uma noite de sono mais relaxante.

Praticar atividades físicas no inverno é fundamental para manter a saúde.

Top