Exercício físico pode aprimorar performance acadêmica

Crianças e adolescentes que se exercitam podem proporcionar uma melhor performance acadêmica, de acordo com uma pesquisa divulgada no Archives of Pediatrics & Adolescent…

Por Editorial MDT em 09/01/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Crianças e adolescentes que se exercitam podem proporcionar uma melhor performance acadêmica, de acordo com uma pesquisa divulgada no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Segundo o estudo, os exercícios e a performance escolar possuem uma associação positiva e, podem favorecer o jovem.

Na revisão metódica de 14 estudos, os pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Vrije, na Holanda, buscaram estudar se as coações para altas notas acadêmicas estariam levando a uma menor carga horária de exercícios físicos. A dimensão das amostras varia de 53 para aproximadamente 12.000 voluntários, dependendo da pesquisa. Todos os jovens tinha entre seis e 18 anos, e o acompanhamento variou de oito semanas para cerca de cinco anos.

“De acordo com as melhores evidências encontradas, descobrimos uma importante relação positiva e significativa entre a atividade física e a performance acadêmica. Os estudos sugerem que ser mais ativo fisicamente leva a uma melhora da performance acadêmica nas crianças”, dizem os autores.

O benefício ocorreria porque a atividade física pode ajudar a aquisição de uma boa performance acadêmica, visto que, eleva o fluxo de oxigênio e sangue para o cérebro, os níveis de noradrenalina e endorfinas, e os fatores de desenvolvimento que ajudam a criar novas células nervosas que são apoio à plasticidade das sinapses dessas células.

“O problema é que relativamente poucos estudos de alta qualidade metodológica exploraram a relação entre a atividade física e a performance acadêmica”, disseram os autores. Nenhuma pesquisa na revisão metódica deles empregou medidas práticas de atividade física. “É preciso que se façam mais estudos de alta qualidade sobre essa relação e sobre os mecanismos que a explicam, usando instrumentos de medida confiáveis e válidos para avaliar com precisão.”

Top