Excesso de barriga pode representar problemas de saúde

Muitas pessoas procuram o corpo ideal hoje em dia, a maioria olhando apenas para a estética. Porém, existem outras razões para se acabar com…

Muitas pessoas procuram o corpo ideal hoje em dia, a maioria olhando apenas para a estética. Porém, existem outras razões para se acabar com pneuzinho localizado. Diversos são os problemas de saúde que se agravam devido a essa gordurinha que deixamos acumular nas laterais.

Por que acabar com os pneus?

1)    A gordura localizada leva a um aumento de triglicérides, aumentando o risco de aterosclerose e consequentemente infarto, acidente vascular encefálico e hipertensão;

2)    Os pneus aumentam a resistência à insulina e ainda liberam várias substâncias inflamatórias, elevando o risco da pessoa apresentar diabetes e suas consequências.

3)    Existe um risco aumentado de aparecer câncer. O acúmulo de gordura abdominal leva ao aumento da produção de hormônios como o estrogênio e a testosterona e consequentemente aumenta a chance de ocorrerem mudanças no DNA acarretando tumores.

4)    Os pneus podem, também, diminuir a capacidade de memorização. O excesso de gordura gera uma diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias que levam sangue e oxigênio para o cérebro, assim, com menos energia, o cérebro acaba prejudicado e a pessoa fica com a memória diminuída.

5)    O aumento da gordura também está relacionado a doenças articulares como a gota. Sobra ácido úrico no sangue por ter diminuído a entrada de glicose nas células uma vez que a resistência a insulina está aumentada.

6)    Pessoas com artrite reumatoide tem sua doença agravada pela gordura abdominal em excesso. Isso se dá devido a maior produção de substâncias inflamatórias pelos “pneus”. Aumentando assim, a inflamação articular causada pela doença.

Então, qual a medida ideal?

A circunferência da cintura é o melhor indicativo de deposição de gordura no organismo, quando maior essa medida, maior é o rico para sua saúde.

Para os homens o ideal é uma circunferência abdominal de no máximo 94 centímetros. Já para as mulheres, esse valor diminui, sendo no máximo 80 centímetros.

Continuar Lendo  Máscara caseira de chocolate: como fazer?

Dicas para diminuir os pneus

  1. Tenha uma alimentação balanceada;
  2. Diminuía na quantidade de massas e doces;
  3. Aumente o consumo de grãos integrais;
  4. Como mais proteínas magras, encontradas em aves, peixes – isso estimula a produção de insulina;
  5. Evite carnes gordas;
  6. Prefira leite semidesnatado ou desnatado, o integral possui muita gordura;
  7. Pratique atividades físicas.

O que determina nossa saúde é o estilo de vida que levamos. Ou seja, não adiante fazer exercícios demasiadamente ou fazer dietas e não se exercitar. O ideal é todo um equilíbrio de atitudes, alimentação balanceada e exercícios na quantidade certa.

Top