Exames que todo adulto deve fazer

Cuidar da saúde não é brincadeira, e por isso é importantíssimo fazer consultas médicas regularmente, para assegurar que tudo vai bem e detectar possíveis…

Cuidar da saúde não é brincadeira, e por isso é importantíssimo fazer consultas médicas regularmente, para assegurar que tudo vai bem e detectar possíveis problemas precocemente. Para complementar a avaliação e investigar eventuais queixas mais a fundo, alguns exames podem ser indicados, de acordo com a necessidade de cada paciente. Saiba mais e confira os exames que todo adulto deve fazer.

Consultas médicas regulares são muito importantes. (Foto: divulgação)

Exames que todo adulto devem fazer

  • Eletroencefalograma (EEG)

Esse exame é capaz de registrar a atividade elétrica do cérebro, e está indicado para pacientes portadores de problemas como epilepsias e outros distúrbios neurológicos. O procedimento é muito simples de ser realizado e constitui-se na colocação de eletrodos no couro cabeludo, que não doem.

  • Ultrassonografia total de abdome

Esse exame é capaz de detectar alterações no fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, bexiga, grandes vasos e até mesmo problemas do trato gastrintestinal. Pode ser realizado uma vez ao ano, ou no caso de indivíduos com alguma queixa, realizados em um intervalo de tempo menor.

Para que as imagens fiquem com boa qualidade, o paciente deve ingerir até 4 copos de água antes do procedimento, que é realizado com um aparelho que vai deslizando sobre a região abdominal e capturando as imagens.

O EEG detecta a atividade elétrica cerebral. (Foto: divulgação)

  • Teste ergoespirométrico

Esse teste é capaz de avaliar o coração de maneira dinâmica, buscando sinais de problemas como arritmias desencadeadas ao esforço físico, doenças coronarianas e estratifica o risco de infarto agudo do miocárdio. Pode ser feito anualmente por pessoas a partir de 35 anos, ou semestralmente em atletas. O teste é feito em uma esteira elétrica, onde o paciente é colocado com uma máscara capaz de analisar os níveis de oxigênio e outras variações ventilatórias.

  • Tipagem sanguínea ABO-Rh
Leia Também:  Limpeza de pele, erros comuns

Esse exame é feito para determinar o grupo sanguíneo ao qual um indivíduo pertence, podendo servir, principalmente, para checar a compatibilidade sanguínea entre um casal. Caso a mãe seja portadora de fator Rh negativo e o pai Rh positivo, existem chances da criança também ser Rh positiva. O resultado é que o organismo materno, acaba produzindo anticorpos contra o feto, causando sérios problemas de saúde.

  • Mamografia

Esse exame de imagem é o método mais eficiente na detecção do câncer de mama, e por isso deve ser realizado anualmente por todas as mulheres com idade superior a 40 anos. A mama é posicionada num aparelho de raio X, que captura imagens vertical e horizontalmente.

A mamografia é um exame importantíssimo para a saúde da mulher. (Foto: divulgação)

É muito importante cuidar bem da saúde, realizando consultas médicas regularmente e estimulando bons hábitos de vida. Em alguns casos, a realização de exames pode aumentar a sensibilidade da investigação médica, auxiliando o diagnóstico.

Top