Exames que os idosos devem fazer

Exames que os idosos devem fazer

A melhor forma de ficar com a saúde em dia, é através da prevenção de doenças. Devido a isso, os cuidados devem ser frequentes,…

Por Editorial MDT em 30/08/2013

A melhor forma de ficar com a saúde em dia, é através da prevenção de doenças. Devido a isso, os cuidados devem ser frequentes, independente da fase da vida. Tendo isso em vista, a terceira idade é o período que exige mais atenção. Conheça abaixo os exames que os idosos devem fazer.

A melhor forma de prevenir doenças na terceira idade é através da realização de exames. (Foto: divulgação)

Iniciando o acompanhamento com o geriatra

Muitos indivíduos possuem dúvidas sobre qual o momento certo para passar do clínico geral para o geriatra. De acordo com especialistas, para a mulher, o ideal é que ele seja consultado quando a menopausa aparecer, por volta dos 56 anos. Já para os homens, a indicação é a partir dos 60 anos. A frequência de visitas ao médico deve ser anual, ou se houve algum problema, três vezes ao ano.

Orientação do especialista

O geriatra deve orientar o indivíduo sobre a prevenção de doenças, inclusive de quedas. Além disso, ele avaliará a carteira de vacinação, de modo a deixa-la em dia. Uma forma de prevenir patologias. Associado a isso, o médico poderá solicitar um check-up completo durante essa fase da vida, indicando a realização do seguintes exames.

  • Hemograma

Através desse exame simples, o médico poderá identificar diversos aspectos da saúde. Entre eles, é possível identificar a existência de anemia, além de aviar o número de glóbulos brancos. Também é importante avaliar a presença de uma infecção que não esteja apresentando sinais e sintomas.

  • Perfil lipidico

Um exame rápido e simples, que inclui a avaliação do HDL, LDL e colesterol total. Através dessa avaliação é possível determinar se há risco do indivíduo desenvolver aterosclerose, derrame cerebral, infarto do miocárdio e hipertensão arterial. A depender das taxas, o médico poderá indica o uso de medicamentos específicos e que combatam o problema.

São diversos os exames que os idosos devem fazer. (Foto: divulgação)

  • TSH

A medição do nível do hormônio da tireoide é importante para verificar se existe alguma alteração nessa glândula essencial para o organismo.

  • Mamografia

Esse exame é indicado a partir dos 35 anos, ou a partir dos 30 anos para as mulheres que apresentam casos de cancer na família. É importante mencionar que esse exame deve ser realizado a cada cinco, desde que não haja alterção, até os 70 anos de idade.

  • Densitometria óssea

Esse exame deve ser realizado tanto por homens, quanto por mulheres, só que em idades diferentes. Para as mulheres, a indicação é logo após a menopausa, já para os homens, com idade acima dos 60 anos. A principal finalidade do exame, é avaliar a existência ou não de osteoporose.

Conheça os exames que os idosos devem fazer. (Foto: divulgação)

Durante a terceira idade, a melhor forma de prevenir doenças é através da realização de exames que avaliam a saúde. Após conhecer os exames que os idosos devem fazer, é importante buscar a orientação de um especialista e iniciar o check-up o quanto antes.

Top