Exames que o recém-nascido deve fazer

Exames que o recém-nascido deve fazer

Editorial MDT 01/06/2012 Bem Estar

O teste do pezinho é extremamente importante para a saúde do seu bebê.

Logos após o nascimento todos os bebês devem passar por alguns exames que ajudam a detectar doenças que não costumam apresentar sintomas, mas que comprometem a saúde da criança logo nos primeiros meses de vida. Saiba mais sobre o assunto.

Veja também os exames importantes durante a gravidez

5 exames feitos no recém-nascido

1. Tipagem sanguínea

  • Trata-se de um exame feito para identificar o tipo de sangue (A, B, AB ou O e seu fator Rh positivo ou negativo);
  • A tipagem deve ser feita para casos de emergência médica;
  • A análise é realizada através da amostra de sangue coletada para o teste do pezinho, após 48 horas do nascimento do bebê.

2. Teste do pezinho 

Trata-se de um exame obrigatório, feito em laboratório, com amostra de sangue coletado do calcanhar do bebê. A coleta é feita após 48 horas do nascimento da criança, quando ele já foi alimentado.  Esse procedimento é necessário para ativar o metabolismo, pois as doenças encontradas são desordens metabólicas.  Entre elas, estão:

  • PKU ou fenilcetonuria: é uma doença causada pela deficiência do aminoácido fenilalanina ao ser metabolizada. Quando esse aminoácido se acumula, causa lesões cerebrais e provoca retardo mental. O bebê nasce normal e os sintomas só aparecem após o 6º mês de vida. A doença não tem cura, mais uma dieta alimentar evita que ela se desenvolva;
  • TSH ou T4: este exame aponta casos de hipotireoidismo congênito, causado pela insuficiência do hormônio da tireoide, indispensável para o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso. Os sintomas demoram a aparecer e a criança sofre atraso no crescimento e retardo mental. Esse problema pode ser tratado através de reposição hormonal;
  • IRT: detecta casos de fibrose cística, que ataca os pulmões e pâncreas do bebê. Isso gera quadros de grande produção de muco e tosse e ainda provoca aumento do apetite e desnutrição. Não possui cura, mais pode ter os efeitos diminuídos com o tratamento precoce;
  • Eletroforese de hemoglobina: mostra doenças sanguíneas como a anemia falciforme. Trata-se de uma alteração da hemoglobina dificultando a circulação do sangue, provocando lesões em vários órgãos. Não tem cura, mais pode ser amenizada quando tratada precocemente. 

Como é realizado o teste do pezinho.

3. Teste do pezinho ampliado 

Esse teste possui uma extensão variada, com exames para identificar até 30 tipos de doenças. As mais procuradas são:

  • Hiperplasia congênita da supra-renal;
  • Galactosemia;
  • Deficiência da biotinidase;
  • Deficiência de G6PD;
  • Toxoplasmose.

Esses exames não são obrigatórios, mais podem ser solicitados pela mãe na maternidade ou indicados pelo pediatra.

4. Teste da orelhinha ou triagem auditiva 

  • Esse teste verifica através de equipamentos se o bebê escuta com perfeição;
  • Podem ser detectadas doenças auditivas precocemente, facilitando na reabilitação e aquisição da fala;
  • Em hospitais públicos são obrigatórios e geralmente são oferecidos por instituições privadas.

5. Reflexo vermelho

  • Trata-se de um exame feito com um oftalmoscópio, que emite e produz uma luz de cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, verificando se existe presença de tumores ou cataratas;
  • É também conhecido como teste do olhinho;
  • Não é obrigatório, porém pode ser solicitado quando não for oferecido;
  • Por se tratar de um exame simples, não costuma ser cobrado.

Saiba mais sobre o texte do olhinho 

 

Teste da orelhinha.

Os exames realizados logo nos primeiros dias de vida são muito importantes para detectar e tratar doenças que podem causar problemas sérios aos bebês, podendo levar até a morte. Não deixe de realiza-los no seu filho, solicite todos os exames e cuide da saúde do seu bebê.

Outros artigos

Vagas de Emprego para Aposentados 2010

15/03/2010

Vagas de Emprego para Aposentados 2010

Estão sendo oferecidas 100 vagas de emprego para aposentados pelo Zona Sul, rede regional de supermercados no estado do Rio de Janeiro, para início imediato. As ...