Exames médicos de rotina: saiba mais

Os exames laboratoriais são poderosas ferramentas da medicina para prevenir e detectar doenças. Apesar de serem lembrados somente quando o problema de saúde surge,…

Os exames laboratoriais são poderosas ferramentas da medicina para prevenir e detectar doenças. Apesar de serem lembrados somente quando o problema de saúde surge, uma série de exames deve ser feita todos os anos para nos manter saudáveis ao longo da vida. Saiba mais sobre os exames médicos de rotina para cada faixa etária.

O hemograma é um dos exames essenciais de rotina. (Foto: divulgação)

Importância dos exames de rotina

É muito comum sairmos de uma consulta médica com uma lista enorme de exames laboratoriais, como hemogramas, urina, ultrassom e outros. Porém, existe uma serie de outros testes que são essenciais para a manutenção da nossa saúde.

A consulta médica deve iniciar com uma cuidadosa investigação clínica, que consiste de uma conversa minuciosa, na qual é possível identificar anormalidades que irão definir a solicitação de testes laboratoriais. Os exames de rotina e as recomendações devem ser feitos de acordo com a faixa etária do paciente. 

A mamografia deve ser feita por mulheres acima de 60 anos. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre os principais exames de rotina 

Exames médicos de rotina

1. De zero a 20 anos: alguns exames são essenciais para manter as crianças saudáveis, principalmente quando nascem ou se tornam obesos ou alérgicos. Os exames que são obrigatórios nessa faixa etária são teste do pezinho (realizado até 48 horas após o nascimento) onde pode ser identificado problemas como anemia falciforme, hipertireoidismo, doenças metabólicas e outras. Os testes de audiometria, hemograma, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis (DST) também são muito importantes nessa fase.

2. Dos 20 aos 55 para mulheres: a mulher deve fazer exames de rotina, mesmo que não sinta nada, pois eles servem para pesquisar certos canceres que são mais frequêntes em algumas faixas etárias. Os exames como Papanicolau, ultrassom transvaginal, mamografia e densitometria óssea são muito importantes nessa faixa etária.

Leia Também:  Estresse constante pode causar doenças

3. Para grávidas: as gestantes exigem cuidados redobrados com a saúde e são submetidas a uma série de testes laboratoriais muito importantes. Os exames como hemograma, glicemia, urina, VDRL (para detectar sífilis), tipagem sanguínea, HIV e sorológicos (rubéola, toxoplasmose e hepatites) são indispensáveis nesse período.

4. Dos 20 aos 65 para homens e mulheres: vários tipos diferentes de testes são indicados nesse período, dentre eles estão os de sangue, sódio, potássio e outros minerais, ureia, creatinina, urina, TGO e TGP (disfunções do fígado), acido úrico, colesterol, glicemia, triglicérides, sorologia, raio x de tórax, teste ergométrico, endoscopia e colonoscopia, exames de fezes e de próstata para os homens. Esses exames podem identificar e prevenir inúmeras doenças.

5. A partir dos 60 anos: os exames realizados nesse período são hemograma, ureia, creatinina, TSH (tireoide), glicemia, Papanicolau, colonoscopia, mamografia, teste ergométrico, ultrassom de abdome e exame de próstata.

Os exames médicos de rotina são essenciais para prevenir doenças. (Foto: divulgação)

Veja também primeira consulta ao ginecologista

Os exames de rotina são essenciais para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Sendo assim é indispensável consultar o médico todos os anos, mesmo que não apareçam sintomas específicos para cada doença. Dessa forma, é possível ter uma vida muito saudável e livre de algumas doenças. 

Top