Exame Papanicolau: como funciona, importância

PUBLICIDADE

O exame Papanicolau, chamado popularmente de “preventivo”, serve para verificar a saúde das células do colo uterino, e seu principal objetivo é fazer o diagnóstico precoce de câncer de colo de útero, ou detectar outras possíveis anormalidades que possam estar associadas ao desenvolvimento desse tipo de neoplasia. Fique por dentro do assunto e entenda a importância do Papanicolau e como ele funciona.

Confira quais são os exames importantes para a saúde da mulher.

O exame Papanicolau é muito importante para garantir a saúde da mulher. (Foto: divulgação)

Quem deve realizar o exame

O ideal é que todas as mulheres sexualmente ativas realizem o exame preventivo, independente de sua idade. O recomendado é que o primeiro exame seja feito ou dentro de três anos após a primeira relação sexual, ou antes dos 21 anos (o que acontecer primeiro). Aos 65 anos a coleta de Papanicolau pode ser interrompida, caso os exames anteriores não constem nenhum tipo de alteração.

PUBLICIDADE

Intervalo entre as coletas

Por via de regra, o intervalo das coletas de Papanicolau podem variar de um a três anos, de acordo com a presença de fatores de risco, dentre os quais os principais são:

  • Início precoce da atividade sexual;
  • Antecedente de múltiplos parceiros sexuais;
  • Baixo nível socioeconômico;
  • Antecedente de parceiro com infecção genital;
  • Histórico de câncer de vulva ou vagina;
  • Parceiro com histórico de câncer de pênis;
  • Tabagismo;
  • Imunodepressão.

Caso qualquer um desses fatores seja positivo, a coleta deve ser feita anualmente.

Material utilizado para coleta do Papanicolau. (Foto: divulgação)

Importância do exame

O Papanicolau serve para detectar os principais problemas que afetam o aparelho genital feminino e podem cursar com complicações graves. É um excelente meio de detectar cervicites, uma inflamação do colo uterino que pode ter diversas etiologias, e displasia cervical, que constituem alterações celulares que podem resultar em câncer.

Saiba como se prevenir do câncer de colo de útero.

PUBLICIDADE

O câncer de colo de útero geralmente se desenvolve após 10 anos do contato com o vírus HPV. Por apresentar crescimento lento, as pacientes que realizam o exame preventivo periodicamente possuem grandes chances de uma detecção precoce das primeiras alterações, que são tratadas de maneira que o câncer nem chega a se desenvolver.

Como o exame é feito

O primeiro passo para realizar um exame eficiente é não marcar a coleta do Papanicolau durante o ciclo menstrual, que pode dificultar a interpretação do resultado. Outra recomendação que deve ser seguida é a abstinência sexual nas 24 horas que antecedem a coleta. Duchas higiênicas e cremes vaginais não devem ser utilizados nos 3 dias que antecedem o exame.

PUBLICIDADE

O exame é realizado muito rapidamente e não é dolorido. A paciente deita em posição ginecológica, o médico insere o espéculo da forma menos incômoda possível e em seguida coleta o muco de regiões específicas do colo uterino com o auxílio de uma espátula, colocando o material coletado em uma lâmina. O espéculo é retirado e a lâmina é identificada e enviada ao laboratório.

Saiba quais são os principais sintomas de câncer de colo de útero.

A evolução do câncer de colo de útero, também chamado de cervical. (Foto: divulgação)

O Papanicolau é um exame muito importante para garantir a saúde da mulher, deve ser realizado em todas as pacientes sexualmente ativas e a coleta de material é rápida e indolor. É o exame mais importante no rastreio e diagnóstico precoce de câncer de colo de útero.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Parabéns pela eficácia das informações contida em suas postagens, leio e acompanho todas…aconselho a todos os leitores!!!
    Parabéns a toda equipe e desejo um feliz 2013…muita prosperidade!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.