Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Exame Papanicolau: como funciona, importância

Exame Papanicolau: como funciona, importância

O exame Papanicolau, chamado popularmente de “preventivo”, serve para verificar a saúde das células do colo uterino, e seu principal objetivo é fazer o diagnóstico precoce de câncer de colo de útero, ou detectar outras possíveis anormalidades que possam estar associadas ao desenvolvimento desse tipo de neoplasia. Fique por dentro do assunto e entenda a importância do Papanicolau e como ele funciona.

Confira quais são os exames importantes para a saúde da mulher.

O exame Papanicolau é muito importante para garantir a saúde da mulher. (Foto: divulgação)

Quem deve realizar o exame

O ideal é que todas as mulheres sexualmente ativas realizem o exame preventivo, independente de sua idade. O recomendado é que o primeiro exame seja feito ou dentro de três anos após a primeira relação sexual, ou antes dos 21 anos (o que acontecer primeiro). Aos 65 anos a coleta de Papanicolau pode ser interrompida, caso os exames anteriores não constem nenhum tipo de alteração.

Intervalo entre as coletas

Por via de regra, o intervalo das coletas de Papanicolau podem variar de um a três anos, de acordo com a presença de fatores de risco, dentre os quais os principais são:

  • Início precoce da atividade sexual;
  • Antecedente de múltiplos parceiros sexuais;
  • Baixo nível socioeconômico;
  • Antecedente de parceiro com infecção genital;
  • Histórico de câncer de vulva ou vagina;
  • Parceiro com histórico de câncer de pênis;
  • Tabagismo;
  • Imunodepressão.

Caso qualquer um desses fatores seja positivo, a coleta deve ser feita anualmente.

Material utilizado para coleta do Papanicolau. (Foto: divulgação)

Importância do exame

O Papanicolau serve para detectar os principais problemas que afetam o aparelho genital feminino e podem cursar com complicações graves. É um excelente meio de detectar cervicites, uma inflamação do colo uterino que pode ter diversas etiologias, e displasia cervical, que constituem alterações celulares que podem resultar em câncer.

Saiba como se prevenir do câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero geralmente se desenvolve após 10 anos do contato com o vírus HPV. Por apresentar crescimento lento, as pacientes que realizam o exame preventivo periodicamente possuem grandes chances de uma detecção precoce das primeiras alterações, que são tratadas de maneira que o câncer nem chega a se desenvolver.

Como o exame é feito

O primeiro passo para realizar um exame eficiente é não marcar a coleta do Papanicolau durante o ciclo menstrual, que pode dificultar a interpretação do resultado. Outra recomendação que deve ser seguida é a abstinência sexual nas 24 horas que antecedem a coleta. Duchas higiênicas e cremes vaginais não devem ser utilizados nos 3 dias que antecedem o exame.

O exame é realizado muito rapidamente e não é dolorido. A paciente deita em posição ginecológica, o médico insere o espéculo da forma menos incômoda possível e em seguida coleta o muco de regiões específicas do colo uterino com o auxílio de uma espátula, colocando o material coletado em uma lâmina. O espéculo é retirado e a lâmina é identificada e enviada ao laboratório.

Saiba quais são os principais sintomas de câncer de colo de útero.

A evolução do câncer de colo de útero, também chamado de cervical. (Foto: divulgação)

O Papanicolau é um exame muito importante para garantir a saúde da mulher, deve ser realizado em todas as pacientes sexualmente ativas e a coleta de material é rápida e indolor. É o exame mais importante no rastreio e diagnóstico precoce de câncer de colo de útero.

Recomendado para você
Bem Estar

Como organizar uma excursão?

Bem Estar

Passagens Aéreas Baratas Gol, Passagem Antecipada

Bem Estar

Tratamento caseiro para gota

Bem Estar

As melhores cidades para morar em 2017

Comentários
  1. Osny José Arantes disse:

    Parabéns pela eficácia das informações contida em suas postagens, leio e acompanho todas…aconselho a todos os leitores!!!
    Parabéns a toda equipe e desejo um feliz 2013…muita prosperidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *