Exame OAB 2012: inscrições abertas, provas, datas

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou na última quarta-feira (1) que estão abertas as inscrições para o VIII Exame de Ordem Unificado.…

Por Isabella Moretti em 03/08/2012

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou na última quarta-feira (1) que estão abertas as inscrições para o VIII Exame de Ordem Unificado. A prova tem como objetivo transformar os bacharéis em Direito em verdadeiros advogados, que poderão exercer a profissão no mercado de trabalho.

Prova concede o direito do bacharel desempenhar a profissão de advogado. (Foto:Divulgação)

Segundo o Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94), “O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”.

Veja também: Melhores faculdades de Direito no Exame da OAB

☰ CONTEÚDO

Provas Exame OAB 2012

As provas da OAB são divididas em duas fases que avaliam os conhecimentos adquiridos pelo bacharel em Direito durante o curso superior. A primeira etapa do exame é composta por 80 questões de múltipla escolha, que envolvem todas as disciplinas ensinadas na faculdade. O candidato terá cinco horas para responder e preencher o gabarito.

Os bacharéis que acertarem pelo menos 40 questões serão classificados para a segunda fase, na qual é necessário redigir uma peça processual e resolver quatro questões, apresentadas na prova através de situações-probema. Lembrando que o conteúdo da segunda prova é baseado na área escolhida pelo candidato no ato da inscrição.

Inscrição para o Exame OAB 2012

A taxa de inscrição custa 200 reais. (Foto:Divulgação)

As inscrições para o Exame da OAB 2012 podem ser realizadas até o dia 16 de agosto, através do site da OAB ou da FGV Projetos. O candidato deve ainda pagar uma taxa de R$200,00 para participar da prova.

Na hora de preencher o formulário de inscrição, o bacharel em Direito deve informar corretamente os dados pessoais e escolher a cidade onde fará a prova. Ele também deve optar por uma área jurídica para determinar o conteúdo da segunda fase do Exame da OAB. As opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

O sistema de isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição é restrito, ou seja, somente os examinandos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem ter direito a este benefício. Para solicitar a isenção, é necessário preencher um requerimento até o dia 6 de agosto de 2012.

Leia mais: Divulgado o calendário das provas da OAB até 2013

Datas do Exame da OAB 2012

Os aprovados na primeira fase realizarão a segunda prova no dia 21 de outubro. (Foto:Divulgação)

– Período de inscrições: de 1º a 16 de agosto;

– Pagamento da taxa de inscrição: de 1º a 17 de agosto;

– Divulgação dos locais da prova de primeira fase: 3 de setembro;

– Primeira Fase: 9 de setembro;

– Resultado da primeira fase: 19 de setembro;

– Divulgação dos locais da prova de segunda fase: 15 de outubro;

– Segunda fase: 21 de outubro;

– Resultado Preliminar final: 8 de novembro.

Para obter mais informações, leia o Edital do Exame da OAB 2012.

Top