Exame OAB 2010-2011 – Inscrições Para Prova Da OAB

Para exercer a função de advogado no país é preciso participar da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Não ter cadastro na OAB é o mesmo que não ser advogado, ou seja, todos os anos de faculdade não valem de nada. O detalhe é que para fazer parte da OAB é preciso passar por todo um processo seletivo. É um complexo processo que assusta muitos recém formados de Direito. A maioria opina por estudar em casa ou ainda fazer um cursinho preparatório. É preciso se preparar sim, mas não é um bicho de sete cabeças. A matéria da prova da OAB é o mesmo assunto tratado na faculdade de direito. Em 2010 algumas noticias já foram divulgadas em relação à prova da OAB.

As inscrições exame OAB 2010-2011 começam no dia 10 de maio e serão aceitas até o dia 30 do mesmo mês. A taxa de inscrição terá o valor de R$180. Nesse caso ainda não foi divulgado nenhum tipo de programa para isenção da taxa, como é muito comum nos concursos brasileiros. As inscrições poderão ser feitas pela internet através do próprio site da OAB.

Acessando a página inicial você deve clicar em “Exame da Ordem”, como é conhecido o processo seletivo da OAB. O exame da ordem dos advogados é realizado todos os anos e normalmente duas vezes, uma vez em cada semestre. É destinado a quem está saindo da faculdade e quem já tentou passar pela prova e acabou não sendo classificado.

Os cursinhos preparatórios para o Exame estão disponíveis em todo o país. As datas provas OAB 2010 ainda não foram divulgadas, mas sabe-se que serão realizadas nos próximos meses, ainda nesse primeiro semestre. Ao passar na prova e entrar para a OAB, você ganha uma carteirinha de “associado” e paga uma taxa anual para a Ordem. Se preferir pode dividir essa taxa em 12 vezes.

As provas da OAB 2010-2011 serão formadas pelas seguintes matérias: Antropologia, Ciência Política, Economia, Ética, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Penal, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Internacional, Direito Processual, Direitos Humanos, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direito Ambiental, Código de Defesa do Consumidor e Estatuto da Criança e Adolescente.

8 Comments - Add Comment

Reply