Evitar resfriados e viroses no Inverno – Lavar as mãos

Com a chegada do inverno a preocupação maior fica por conta viroses que costumam acometer principalmente as crianças. Há uma prevenção que está muito…

Por Editorial MDT em 24/05/2016

Com a chegada do inverno a preocupação maior fica por conta viroses que costumam acometer principalmente as crianças. Há uma prevenção que está muito próxima de nós, lavar as mãos. Para haver redução de contágios por vírus, segundo uma pesquisa da organização mundial da saúde, basta manter as mãos sempre limpas.

As crianças também devem aprender a lavar as mãos da maneira correta (Foto: Divulgação MdeMulher)

As crianças também devem aprender a lavar as mãos da maneira correta (Foto: Divulgação MdeMulher)

Lavar as mãos pode prevenir o contágio de doenças virais

Os infectologistas dizem que são as mãos que carregam os vírus e eles sobrevivem nelas até 30 minutos. O hábito de lavar as mãos deve ser ensinado às crianças desde pequeno, a higiene delas deve ser efetuada: após ir ao banheiro, antes de se alimentar, ao espirrar e tossir, ao chegar da rua, ao segurar algum animal, entre outros. Criando esse hábito, no futuro, elas serão adultos conscientes e evitarão contaminações.

Os adultos não estão livres das gripes e viroses, mas é preciso se prevenir (Foto: Divulgação MdeMulher)

Os adultos não estão livres das gripes e viroses, mas é preciso se prevenir (Foto: Divulgação MdeMulher)

Como evitar a contaminação por vírus

Mas só o procedimento de lavar as mãos, não elimina o risco de contrairmos doenças respiratórias, porque elas vêm de outros meios como, espirros e tosses, que ficam no ar. A época mais perigosa é o inverno, onde as pessoas ficam mais concentradas em ambientes fechados, com pouca ventilação, onde tem um que está gripado os outros estão correndo o risco de serem contaminados. O ideal é evitar estar em ambientes onde há muita concentração de pessoas, a não ser que seja ao ar livre, mas mesmo assim ainda há riscos de contaminação.

As crianças são mais suscetíveis a contrair resfriados e viroses (Foto: Divulgação MdeMulher)no inverno

As crianças são mais suscetíveis a contrair resfriados e viroses no inverno (Foto: Divulgação MdeMulher)

As crianças são mais suscetíveis às doenças

As crianças são mais suscetíveis nesta época do ano, pelo fato da mesma colocar suas mãos mais vezes na boca e nariz, que são a porta de entrada para os vilões das gripes e viroses. O ideal é fazer com que as crianças aprendam a assoar o nariz em lenços descartáveis e a lavar as mãos sempre antes de consumir qualquer alimento.

Viroses mais comuns:

– O vírus influenza, o da gripe comum, não é o mais frequente entre os vírus respiratórios.

– O responsável por 70% das doenças respiratória é o vírus sincicial respiratório (VSR), parecido ao do resfriado, mas provoca inflamação da parede dos brônquios.

– O adenovírus, é outro vírus comum, que se manifesta com febre alta, conjuntivite e dor de garganta.

Lavar as mãos é fundamental para se prevenir de gripes e resfriados (Foto: Divulgação MdeMulher)

Lavar as mãos é fundamental para se prevenir de gripes e resfriados (Foto: Divulgação MdeMulher)

Como higienizar as mãos da maneira certa

Para higienizar as mãos é preciso lavá-las com água corrente e sabão, inclusive todos os dedos e em baixo das unhas friccionando-os. Se possível com o auxílio de uma escovinha limpar as unhas para evitar que fiquem resíduos transmissores de doenças, após usar álcool em gel, que prolonga mais o tempo de desinfecção.

Top