Evitando o estresse de final de ano

O final de ano é uma época de festas, confraternizações, alegrias e presentes, certo? Nem tanto! De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação…

Por Editorial MDT em 23/11/2011

O final de ano é uma época de festas, confraternizações, alegrias e presentes, certo? Nem tanto! De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Internacional para o Gerenciamento de Estresse, há um aumento de 75% no nível de estresse dos brasileiros, nesse período. Isso acontece porque temos que comprar presentes para todos que amamos, escolher a festa a qual iremos, a roupa que usaremos, os alimentos que prepararemos, entre outros. No entanto, existem alguns modos de se evitar o estresse de final de ano.

Quanto aos presentes, compre-os antes do tempo, ou seja, com um ou dois meses de antecedência. Assim, além de você encontrar produtos mais baratos, terá a oportunidade de escolher melhor o que dará para cada pessoa. Então, faça uma lista de presentes e vá comprando um a um com bastante calma e tranquilidade. Desse modo, enquanto todos estiverem se “acotovelando” nas ruas e lojas da cidade, você estará relaxando em sua casa a espera das festas.

Do mesmo modo, acontece com as roupas que você e a sua família irão vestir nas festas. Compre-as antes da época, que haverá muito mais modelos e tamanhos, ao invés de deixar para comprá-las na véspera das festas. Economize tempo, dinheiro e evite o estresse desnecessário.

Nessa época, começam a surgir convites para festas. Muitas vezes, elas acabam caindo no mesmo dia e no mesmo horário. Portanto, é preciso dar prioridade para algumas. Para que esse momento não seja estressante, reflita qual delas conterá as pessoas com que você realmente gostaria de estar e compartilhar bons momentos. Então, para as festas que você terá que recusar o convite, seja educado e agradeça gentilmente pela lembrança.

Nas festas de final de ano, há muita comida. Por isso, sempre passamos para o outro ano com alguns quilinhos a mais. Portanto, para que isso não seja motivo para estresse, saiba se controlar diante da ceia de Natal. Escolha apenas os alimentos que você mais gosta, pegando apenas uma pequena quantidade de cada. Pense que, para saboreá-los, não é necessário comer várias porções deles, mas sim um pouquinho, ou seja, o suficiente para sentir os seus sabores.

Por fim, para evitar o estresse do final do ano, reserve algum tempo para relaxar, descansar e fazer exercícios. Somente assim você conseguirá enfrentar essa época com alegria, felicidade e prazer. Além disso, não se esqueça de abraçar as pessoas amadas e sorrir muito para elas, pois isso realmente será o verdadeiro significado das festas do final de ano.

 

 

Top