Eventos Culturais No Rio Grande Do Sul

O estado do Rio Grande do Sul tem sido palco de grandes eventos culturais durante todas as temporadas do ano. Festivais, encontros, feiras e…

Por Isabella Moretti em 07/07/2011

O estado do Rio Grande do Sul tem sido palco de grandes eventos culturais durante todas as temporadas do ano. Festivais, encontros, feiras e confraternizações embalam os gaúchos e atraem turistas de todos os cantos do Brasil. Na maior parte dos eventos realizados é possível notar uma forte valorização do regionalismo, ou seja, particularidades do povo gaúcho.

A cultura que caracteriza o Rio Grande do Sul possui traços exclusivos, ditados pelo contexto histórico e tradições do estado. Nos eventos culturais é possível notar um resgate bonito das influências dos colonizadores e reprodução de tudo aquilo que há de típico para o povo gaúcho. Em um evento de incentivo a cultura é possível destacar a variedade de dança, música, culinária, artesanato, literatura, entre outras formas de expressão. Os costumes e hábitos de um povo são explorados ao máximo em função do aspecto cultural que precisa ser mostrado.

Ao elaborar o roteiro cultural pelo Rio Grande do Sul é necessário valorizar todo o estado, desde o interior até a capital Porto Alegre. A maioria dos festivais na Serra Gaúcha acontece durante o inverno devido ao aumento de turistas na região, mas o Rio Grande possui atrativos culturais durante o ano todo em comemoração a datas especiais para o estado ou mesmo em incentivo à cultura.

Confira a seguir algumas dicas de eventos culturais RS:

Festival de Cinema em Gramado 2011: realizado anualmente, tem como finalidade premiar os melhores filmes brasileiros e latino-americanos em diferentes categorias. Trata-se de um evento tradicional na Serra Gaúcha, responsável por incentivar a produção cinematográfica e revelar grandes talentos do Cinema. Nesse ano de 2011 acontece a 39ª edição do festival e os ingressos para as cerimônias de premiação já começaram a ser vendidos. De 5 a 13 de agosto Gramado vai se transformar na Terra do Cinema que inclui também mostra de filmes aberta ao público.

Expointer 2011: exposição acontecerá no Parque Assis Brasil, localizado a 25km da capital gaúcha. O evento é muito importante para a agropecuária, com expositores de produtos e até leilão de animais. A Expointer também é caracterizada por sua programação de atrações culturais, que inclui grupos folclóricos, shows de música e comercialização de comidas típicas. O evento deste ano dura de 27 de agosto a 04 de setembro.

Semana Farroupilha 2011: um dos principais eventos culturais do estado que atrai tradicionalistas de todo território gaúcho. A cada ano os festejos adotam um tema e contam com uma programação com desfiles, feiras, exposições, acampamentos, apresentações de grupos folclóricos, bandas ao vivo e muitas outras atrações que comemoram a Saga Farrapa marcou o Rio Grande. A Semana Farroupilha vai de 14 a 20 de setembro.

Oktoberfest Santa Cruz do Sul 2011: a festa de confraternização inspirada na cultura alemã também é realizada no estado, não tão influente como a de Blumenau, mas capaz de valorizar as tradições germânicas. No evento acontece a distribuição gratuita de chope, desfiles com trajes típicos e apresentações de dança que lembram as influências que o colonizador alemão deixou no território gaúcho. A principal Oktoberfest do Rio Grande acontecerá de 5 a 16 de outubro.

Feira do Livro de Porto Alegre 2011: evento perfeito para os amantes de literatura que desejam conhecer as novidades do mercado livreiro. Nessa edição, a feira contará com a presença das principais editoras e livrarias do Brasil, além de receber autores consagrados para montar a sua programação cultural.  Feira do Livro POA é uma das mais antigas do Brasil e chega a sua 57ª edição com a promessa de mobilizar a capital gaúcha. O evento dura de 28 de outubro a 15 de novembro.

Aproveite os eventos culturais do Rio Grande do Sul e descubra traços exclusivos da cultura gaúcha.

Top