Estudar no Exterior: Conheça Programas de Intercâmbio

Para aprender um idioma rapidamente e com fluência, é preciso estar imerso na cultura do país em que ele é falado. Assim, mesmo que…

Por Editorial MDT em 31/08/2011

Para aprender um idioma rapidamente e com fluência, é preciso estar imerso na cultura do país em que ele é falado. Assim, mesmo que você tente usar a sua língua natal, ninguém vai entendê-lo e você terá que se virar, seja fazendo gestos, desenhos ou falando errado. Ao ouvir e falar o idioma a ser aprendido o dia inteiro, as palavras e os seus significados são interiorizados de forma mais rápida e significativa. Por isso, se você pretende estudar no exterior, conheça os programas de intercâmbio.

Primeiro, é necessário decidir a língua a ser aprendida e o país que você gostaria de conhecer. Se for o inglês, por exemplo, há várias opções como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Então, muitos fatores devem ser levados em conta como o clima, o valor do dinheiro e a cultura. Pesquise bastante sobre o país para escolher o melhor para o seu intercâmbio.

Para quem tem entre 13 e 17 anos, há programas de intercâmbio de até 4 semanas onde é focado o aprendizado de diversas línguas como inglês, espanhol, alemão, italiano, chinês ou francês. São inúmeros destinos diferentes em todos os continentes em escolas especiais onde é possível conhecer pessoas de mais 100 países.

Os jovens de mais de 18 anos têm a oportunidade de aprender o seu idioma favorito em qualquer parte do mundo e ainda de trabalharem para garantir o seu sustento. Há programas de intercâmbio que oferecem empregos em áreas de turismo, entretenimento e hotelaria como parques de diversão, restaurantes, lanchonetes, pistas de esqui, campos de golfe entre outros.

Por outro lado, há programas que visam o complemento da formação do estudante, dando-lhe uma oportunidade de trabalho em sua área, como se fosse um estágio.

Alguns estudantes, porém, preferem ficar em casas de família. Esse é o programa denominado Au Pair. Nesse caso, o aprendizado acontece muito mais rápido, pois o contato com a cultura e com o idioma acontece 24 horas por dia. Eles podem trabalhar nessas casas como baby sisters, ou seja, babás. Assim, você aprenderá o idioma com crianças, o que é muito bom, porque as crianças são as melhores professoras, já que, em muitos casos, elas também estão aprendendo a falar.

Outro tipo de oportunidade é procurar pelas universidades que têm convênio com universidades no exterior. Nesse caso, é possível chamar a graduação sanduíche, ou seja, uma parte é feita no Brasil e outra, no exterior. Além de ser ótimo para o seu currículo, é uma ferramenta essencial para o aprendizado de uma nova cultura. Mas quem já tem uma graduação, pode aproveitar os convênios para fazer especializações, mestrados ou doutorados, basta verificar no setor administrativo da sua instituição de ensino.

O MBA (Master of Business Administration) é um curso muito valorizado no Brasil, pois ele é essencial para os melhores administradores de empresas. Se ele for feito no exterior, as suas chances de conseguir um bom emprego são muito maiores. Sendo assim, se esse é o seu objetivo, procure por esse programa.

Algumas empresas obrigam seus funcionários a falarem um outro idioma, pois a sua matriz fica em outro país. Por isso, elas enviam os seus empregados para o país de origem da empresa para que eles aprendam a língua a ser usada com os chefes e os administradores dessas firmas. Geralmente, esse programa de intercâmbio dura entre 1 a 3 meses, pois são intensivos.

Esses são os principais programas de intercâmbio existentes nas agências de viagens. Portanto, escolha o seu destino com cuidado e observe o mercado para saber quais são os idiomas mais necessitados no momento e boa viagem!

Top