Estudar em grupo: benefícios, dicas

Editorial MDT 29/06/2012 Educação

É muito mais fácil aprender estudando em grupo. (Foto: Divulgação)

Às vezes, você estuda, estuda, estuda e na hora da prova, não sabe nada. Então, você pensa: “Será que eu tenho algum problema?” Certamente esse não é o motivo, mas isso pode acontecer porque você estuda errado, ou seja, você só lê o conteúdo, porém, não o compreende. Portanto, a sua solução pode ser estudar com pessoas que sabem estudar. Sendo assim, veja algumas dicas e saiba quais são os benefícios de se estudar em grupo.

Se vocês estiverem terminando o Ensino Médio, leiam: Dicas de Como Estudar e Passar no Vestibular.

Dúvidas

Quando estudamos em grupo, podemos sanar nossas dúvidas com mais facilidade, pois geralmente haverá alguém que conseguirá elucidá-las. Caso não haja essa pessoa, todo o grupo se movimentará para encontrar a resposta para o questionamento. Desse modo, todos compreenderão o conteúdo.

Perguntas e Respostas

Um dos maiores benefícios de se estudar em grupo são as perguntas e respostas. Esse exercício pode até ser feito em forma de jogo, tornando o estudo divertido também. Para tanto, peça para que alguém faça as perguntas e os outros tentarão respondê-las, ganhando quem acertar mais.

Troca de Ideias

O estudo em grupo enriquece bastante a compreensão, porque cada pessoa terá algo novo a acrescentar às matérias. Sendo assim, um por vez deverá expor o que entendeu sobre o conteúdo para que todos possam compreendê-lo melhor.

Em grupo, é possível trocar ideias sobre o assunto estudado. (Foto: Divulgação)

Onde Estudar

O local de estudo deve ser muito bem escolhido para não desconcentrar os estudantes. Portanto, fiquem longe de lugares barulhentos ou que ofereçam distrações. Desse modo, bibliotecas ou casas tranquilas dos membros do grupo são os locais ideais para esse encontro.

A Diversão

Por fim, estudar em grupo traz outro enorme benefício: a diversão. A cada hora, parem para descansar por 10 minutos, já que nenhum cérebro aguenta estudar horas sem intervalos. Nesses momentos, aproveitem para conversar sobre amenidades e para comerem algo, afinal, o corpo também precisa de alimento.

Saiba como pode ser divertido e rentável estudar em grupo. (Foto: Divulgação)

Estudar em grupo é a melhor forma de compreender os conteúdos escolares, principalmente porque, dessa maneira, é possível aprender com diversão.

Mas se o objetivo é passar em um concurso público, leiam: Dicas de Como Estudar para Concurso.

 

 

 

Outros artigos

Passagens Aéreas para França Preços

06/07/2011

Passagens Aéreas para França Preços

A França, maior país da União Européia, é um destino muito procurado no mundo inteiro. Devido à grande influência cultural, é lá que se concentram grandes manife...

Dicas de Passeios Românticos

22/06/2012

Dicas de Passeios Românticos

Muitas vezes desejamos sair da rotina e fazer um passeio bem romântico ao lado daquela pessoa tão especial, mas acabamos nos limitando por dinheiro ou falta de tempo...

Nestlé Trabalhe Conosco 2010

17/11/2009

Nestlé Trabalhe Conosco 2010

Poderíamos dizer que a Nestlé aqui no Brasil é um “colírio” para os olhos dos chocólatras, inclusive vem sendo uma das empresas em que mais se destacam aqui no p...