Estrias: mitos e verdades

Saiba mais sobre estrias: mitos e verdades. Essas cicatrizes, que insistem em prejudicar a aparência da pele, geram uma série de questionamentos entre as…

Por Isabella Moretti em 22/02/2016

Saiba mais sobre estrias: mitos e verdades. Essas cicatrizes, que insistem em prejudicar a aparência da pele, geram uma série de questionamentos entre as mulheres. Leia a matéria para esclarecer as principais dúvidas sobre esse problema estético.

Estrias: mitos e verdades. (Foto Ilustrativa)

Estrias: mitos e verdades. (Foto Ilustrativa)

As estrias se formam no corpo a partir do momento em que as fibras elásticas da pele se rompem. Esse estiramento pode ser causado pelo efeito sanfona, pela gravidez ou mesmo pelo uso de anabolizantes. Há, basicamente, dois tipos de estrias: as vermelhas (mais recentes) e as brancas (antigas). Existem tratamentos eficazes contra as cicatrizes, mas a cura absoluta não é possível.

Leia mais: Como Acabar com as Estrias / Causas e Tratamento para Estrias

Estrias: mitos e verdades

Confira a seguir tudo sobre as Estrias: mitos e verdades:

Estrias só se manifestam em mulheres

Mito. As estrias são mais recorrentes entre as mulheres, prova disso é o fato delas atingirem 75% da população feminina. No entanto, 25% dos homens também são vítimas desse problema estético.

Estrias vermelhas são mais fáceis de tratar

Verdade. As estrias vermelhas são mais recentes, portando, respondem melhor aos tratamentos estéticos. As linhas esbranquiçadas, no entanto, possuem um avançado grau de rompimento das fibras elásticas, por isso não podem ser atenuadas com tanta facilidade.

Os cremes que combatem estrias não funcionam

Os cremes contra estrias funcionam SIM. (Foto Ilustrativa)

Os cremes contra estrias funcionam SIM. (Foto Ilustrativa)

Mito. Os cremes que prometem acabar com as estrias ajudam a atenuar as marcas e também preparam a pele para procedimentos abrasivos. Em geral, esses cosméticos estimulam a produção de elastina e repõe a fibra danificada. No entanto, não espere milagres.

Hidratação previne estrias

Verdadeiro. O uso de creme hidratante diariamente previne o estiramento da pele, desde que o produto seja rico em substâncias como óleo de amêndoas, lactato de amônia e ureia. Os especialistas recomendam aplicar o cosmético depois do banho, empregando movimentos circulares.

Saiba mais: Erros ao tratar estrias

Roupa apertada causa estrias

Mito. Essa história de que usar roupa apertada causa estrias não passa de um mito. As peças que se ajustam ao corpo não são responsáveis pelo rompimento das fibras elásticas da sua pele.

Refrigerante causa estrias

Mito. O consumo abusivo de refrigerantes pode até desencadear celulites, mas não tem ligação com o aparecimento das estrias. As cicatrizes podem se manifestar apenas no caso de efeito sanfona (engorda-emagrece-engorda).

Alimentação balanceada ajuda contra estrias

A alimentação saudável combate o efeito sanfona. (Foto Ilustrativa)

A alimentação saudável combate o efeito sanfona. (Foto Ilustrativa)

Verdade. A alimentação balanceada ajuda a combater a obesidade e, consequentemente, o rompimento das fibras elásticas da pele. Portanto, faça uma dieta leve, rica em frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais.

Veja também: Tratamento contra estrias: conheça os principais

Aproveite as informações sobre Estrias: mitos e verdades. Se você é uma vítima desse problema estético, procure um dermatologista para realizar o tratamento mais apropriado. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

Top