Estresse na gravidez altera o sono do bebê

Durante a gravidez, a mulher sente um turbilhão de emoções. Ela pode sofrer com ansiedade, medo, preocupação e outras reações emocionais que estão ligadas ao estresse. Uma rotina estressante, no entanto, pode prejudicar a vida do bebê tanto dentro da barriga como também após o nascimento.

Os hormônios do estresse materno são absorvidos pelo feto. (Foto:Divulgação)

Estresse na gravidez afeta o bebê

Uma pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade de Jena, na Alemanha, revelou que o estresse na gravidez pode alterar o sono do bebê. A mãe estressada também pode aumentar o risco do seu filho sofrer com depressão.

O estudo revelou que, durante a gestação, os hormônios do estresse materno são absorvidos pelo feto. Desta forma, ele sofre com desequilíbrio hormonal e redução dos intervalos das fases do sono.

A identificação das fases do sono do feto foi possível através de exames de ultrassom, realizados entre a 28ª e 36 ª semana de gestação.

Dos hormônios liberados pela mãe durante a gestação, 10% são absorvidos pelo bebê. Se o nível for elevado, o corpo do feto encara isso como algo normal. Exposta a esta situação, a criança se torna mais sensível ao estresse durante toda a sua vida dentro do útero e fora dele.

O estresse da mãe reduz os intervalos das fases do sono do bebê. (Foto::Divulgação)

Com relação ao sono do bebê durante a gestação, os cientistas defendem a ideia de que existem diferentes fases, principalmente aquela em que acontece o sonho. De acordo com Matthias Schwab, um dos responsáveis pelo estudo, atingir todas as fases do sono é fundamental para o desenvolvimento cerebral e formação de sinapses, isto é, a comunicação entre os neurônios.

O bebê pode ser muito prejudicado se sua mãe estiver estressada. Os altos níveis de estresse e a redução das fases do sono são sinais de depressão. Outras pesquisas também já foram capazes de comprovar que, ao passar pelo estresse materno dentro do útero, a criança nasce mais agitada, nervosa e com dificuldade de atenção.

Dicas para diminuir o estresse da gestação

É importante que a gestante encontre formas de combater o estresse. (Foto:Divulgação)

As emoções maternas precisam ser controladas durante o período de gravidez para não prejudicar o bebê. Confira a seguir algumas dicas para reduzir o estresse:

• Pare de fumar e beber.

•Reserve um tempo para você

• Procure aprender mais sobre bebês para perder o medo de ser mãe.

• Converse com o parceiro ou com uma amiga sobre as suas angústias.

• Faça exercícios físicos, mas sem exagerar no esforço. Uma caminhada leve é perfeita para a gestante.

• Consuma alimentos nutritivos com regularidade e beba bastante água.

Reply