Estresse financeiro: sintomas

Os momentos de dificuldades financeiras não são nada agradáveis e lidar com essa situação não é simples. Na maioria das vezes esse problema evolui…

Por Editorial MDT em 26/09/2012

Os momentos de dificuldades financeiras não são nada agradáveis e lidar com essa situação não é simples. Na maioria das vezes esse problema evolui para um estado de estresse intenso, gerando várias complicações em diversos aspectos da nossa vida. Saiba mais sobre o assunto e veja quais os sintomas do estresse financeiro.

O estresse financeiro pode ser muito prejudicial a saúde dos acometidos. (Foto: divulgação)

Estresse financeiro

Algumas pessoas vivem em situações de estresse financeiro constante. Elas estão sempre brigando com os cartões de crédito e não sabem o que fazer para quitar a fatura no final do mês. As reservas de dinheiro não fazem parte da vida dessas pessoas, não podendo nem ficar doente, pois comprar o remédio extrapola o orçamento do mês.

Os estressados financeiramente estão sempre endividados e não conseguem sair dessa situação, formando um círculo vicioso todos os meses. Lidar com esse tipo de situação não é nada fácil, principalmente quando ela causa estresse excessivo.

O grande problema é que o estresse financeiro pode causar danos a saúde dos indivíduos acometidos. Dessa forma, a qualidade de vida dos mesmos é prejudicada. Por isso, é necessário saber identificar o problema e lidar com ele da melhor forma possível.

O estresse financeiro é gerado principalmente por descontrole financeiro. (Foto: divulgação)

Veja também queda de cabelos por estresse 

Sintomas do Estresse financeiro

O estresse financeiro pode fazer mal a saúde, causando insônia e algumas vezes até irritações na pele. Muitas pessoas ficam impacientes, diminuem a produtividade no trabalho e se tornam verdadeiras bombas relógio prestes a explodir. Em alguns casos, quando o estresse excessivo pode levar o indivíduo a problemas mais sérios de saúde.

As reações de estresse financeiro vão acontecendo aos poucos e aumentando conforme a intensidade dos problemas financeiros. Os problemas vão sendo acumulados e junto com ele, aumenta o estresse, variando conforme o psicológico de cada um.

O estresse financeiro pode provocar baixa produtividade no trabalho. (Foto: divulgação)

Veja também doenças que o estresse é capaz de agravar 

O estresse financeiro é um problema que acomete muitas pessoas. Na maioria dos casos é causado por falta de planejamento e controle de gastos mensais, ou seja, os gastos se sobressaem ao salário que é ganho no mês. Quando em excesso, pode gerar sérios problemas de saúde, principalmente os emocionais como ansiedade, insônia e até depressão. Uma boa dica é planejar todos os gastos mensais.

Top