Estilo Retro na Decoração, Dicas

Hoje em dia são diversas as opções de se expressar através de sua decoração, os estilos estão cada vez mais variados criando uma gama…

Por Redacao em 30/06/2011

Hoje em dia são diversas as opções de se expressar através de sua decoração, os estilos estão cada vez mais variados criando uma gama de possibilidades para compor nossos lares. Uma das tendências não só na moda como também na decoração é o estilo retro, delicado e ao mesmo tempo cheio de personalidade tem atraído muitas pessoas. Foi pensando nisso que selecionamos dicas de estilo retro na decoração como tema dessa matéria, ao final selecionamos algumas fotos para ampliar basta clicar sobre elas.

Resgatar o passado é sempre bom, tanto mais se você admira o modo de vida de seus avôs e pessoas que estiveram fazendo parte da história dos anos 50, 60 e 70, décadas cheias de atitude em que a humanidade em si passou por períodos turbulentos e ao mesmo tempo inovadores, a prova de tudo isso está na evolução tecnológica que acabou por eclodir anos mais tarde que só foi possível devido às pesquisas realizadas nessas épocas. O estilo retro é dinâmico e fascinante e decorar nesse estilo é mais que um desafio é um prazer, vamos ajudar você a fazer as suas escolhas.

Quanto ao mobiliário retro encontramos peças de diversas marcas já que esse estilo está voltando com tudo, às características principais desse tipo de mobília são: linhas simples não são móveis altos, contrastando com traços sofisticados, as pernas são sempre pontiagudas e à mostra, os sofás são longos também com pernas enquanto que as cadeiras e poltronas são suavemente arredondadas. No caso dos armários e mesas a superfície é sempre lisa e brilhante.

Algumas pessoas preferem procurar por móveis nas garagens e lojas de antiguidades encontrando móveis da época. Para quem vai comprar nas lojas convencionais convêm ter um pouco de paciência, afinal não são todas que têm tudo o que você quer, mas buscar pelos itens que irão combinar com a sua casa é algo legal, tenha tudo isso como uma aventura e logo sua casa estará pronta. A Tramontina possui uma linha muito bonita de panelas e utensílios para a sua cozinha com cores fortes isso pode ser o começo de sua decoração.

As tonalidades utilizadas na época eram fortes como o vermelho, amarelo, azul, lilás e amarelo e rosa, essas cores são referência para quem quer montar uma decoração estilo retro, se você acha cansativo as combinações com cores fortes dá também para conseguir um efeito retro com cores mais neutras como o branco, bege, castanho claro e creme combinados com detalhes fortes.

As paredes também merecem atenção especial na sua decoração retro, nas décadas de 50, 60 e 70 o papel de parede figurou como principal tipo de decoração e até mesmo como situação de status social, portanto a escolha assertiva nesse caso seria também optar por um, caso não seja de seu gosto pode pintar as paredes com cores que achar conveniente, lógico que não é aconselhável usar o branco afinal estamos falando de cores alegres.

Para finalizar que tal escolher quadros com ilustrações vintage, figuras geométricas, espelhos robustos e tapetes felpudos. Gostou das dicas? Deixe seu comentário, faça também a sua sugestão para as próximas matérias adoraremos atender o seu pedido.

 

Top