Estêncil na decoração: ideias, fotos

A decoração é a alma de qualquer residência. Para que ela se torne exclusiva e cheia de estilo, os moradores precisam apostar em formas…

A decoração é a alma de qualquer residência. Para que ela se torne exclusiva e cheia de estilo, os moradores precisam apostar em formas de personalização. Uma ideia que está fazendo sucesso é o trabalho com estêncil para ilustrar as paredes, o chão e até mesmo os móveis.

O estêncil é uma técnica que permite ilustrar as paredes. (Foto:Divulgação)

O estêncil costuma ser usado para acabar com a mesmice dos ambientes, ou seja, com a monotonia da casa. Para realizar a pintura não é preciso ser nenhum artista, basta apenas conhecer a técnica.

A técnica do estêncil

O estêncil é um molde vazado, geralmente fabricado com um material mais grossinho, como é o caso do acetato. Ele pode ser encontrado à venda em diferentes versões, que permitem fazer vários desenhos criativos e de muito bom gosto.

A técnica do estêncil é muito simples de ser colocada em prática e até parece uma brincadeira. Para realizá-la, basta posicionar o molde na superfície que será decorada e, em seguida, aplicar um pouco de tinta. Desta forma, a figura do estêncil será reproduzida exatamente e sem complicações.

O molde vazado foi usado para fazer desenhos. (Foto:Divulgação)

O estêncil oferece muitas possibilidades para decorar a casa. A pessoa só precisa de um pouco de dedicação e tempo para transformar as superfícies e surpreender a todos com os resultados.

Antes de dar início a pintura com estêncil, é preciso prender o molde bem firme com fita crepe na superfície. A tinta não pode vazar além das áreas do molde, caso contrário o desenho da parede será prejudicado.

A melhor forma de aplicar a tinta é contando com a ajuda de uma esponja e um pincel batedor. Estas duas ferramentas fazem com que o acabamento fique livre de falhas. Na hora de usar a esponja é preciso colocar pouca tinta, caso contrário a pintura vai vazar além do que deveria.

O estêncil pode ser usado para reformar móveis. (Foto:Divulgação)

A decoração com estêncil é vantajosa em muitos aspectos, afinal, o trabalho com molde e tinta sai muito mais barato do que a compra do papel de parede. A escolha dos desenhos para decorar também é capaz de refletir as preferências dos moradores, como a banda favorita ou a estampa predileta.

Leia Também:  Como lidar com o amor de Carnaval

O estêncil permite fazer grandes transformações em casa. A técnica pode dar vida a uma parede branca e até mesmo modernizar um móvel antigo. A pintura com o molde pode ainda ser colocada em prática para customizar os têxteis.

Os moldes de estêncil são encontrados à venda nas lojas de artesanato, papelarias ou em lojas especializadas. O site Molde Vazado também tem ótimas opções de compra.

Fotos de estêncil na decoração

Veja a seguir uma seleção de fotos de estêncil na decoração e se inspire nestas ideias criativas para decorar a casa:

Top