Estampas de frutas na decoração – dicas, ideias

Depois de ter sido retomada com força total no mundo da moda, a estampa de frutas, também está marcando presença na decoração. Por muito…

A estampa com frutas está de volta.

Depois de ter sido retomada com força total no mundo da moda, a estampa de frutas, também está marcando presença na decoração. Por muito tempo ela ficou esquecida e considerada um padrão cafona, mas com a força do tropicalismo do verão 2012, é possível vestir a casa com esta estampa.

As frutinhas se revelaram influentes no look feminino, com muitas cores vibrantes e desenhos delicados. O efeito frutal valoriza principalmente as frutas tropicais, destacando as cores quentes que aparecem nos têxteis. Outros fatores, também passam a influenciar na decoração com a estampa, tal como o ambiente.

Apesar das tendências, há pessoas que ainda sentem certo preconceito com relação a estampa de frutas. O padrão é muitas vezes associado às “peças decorativas da vovó”, que comprometem um visual moderno e equilibrado. No entanto, com um pouco de criatividade e bom gosto, torna-se possível fazer composições incríveis.

Ideias para decorar com estampas de frutas

Toalha de mesa com estampa de frutas.

Na hora de usar frutas na decoração, é importante verificar se o motivo condiz com o ambiente. Por exemplo, ao adesivar uma parede do banheiro com a imagem de um limão, a proposta está se referindo a refrescância que está associada à fruta. No caso dos moranguinhos, ocorre uma decoração voltada à áreas femininas e delicadas.

Apesar da possibilidade de decorar vários cômodos, a estampa de frutas demonstra mais afinidade com a cozinha. Ela pode se apresentar como acabamento da toalha de mesa, ilustrar os guardanapos ou dar um toque de charme ao aparelho de jantar. Até alguns modelos de cortinas para cozinha já exploram as cores da padronagem.

Leia Também:  Leite de cabra: benefícios

Trabalhar com as frutas na decoração, é uma forma de deixar o ambiente mais aconchegante, divertido e alegre. Além da composição “salada de frutas” exibida pela maioria dos têxteis, também, há peças decorativas que valorizam uma única qualidade e sua cor simbólica, tais como maçã, laranja, kiwi, banana, abacaxi e muitos outros.

Frutas ilustram este belo aparelho de jantar.

Cuidados

A decoração dá liberdade para ousar, mas é fundamental para não comprometer o equilíbrio do ambiente. Desta forma, recomenda-se que as estampas de frutas sejam adotadas em poucas doses para não criar uma atmosfera sobrecarregada.

Outro aspecto importante é tomar cuidado com as combinações, já que as frutas são difíceis de ajustar a um padrão diferente. A estampa pode até funcionar em parceria com o floral numa ideia de tropicalismo, mas evite excessos. Por fim, busque sempre a harmonia ao trabalhar com elementos estampados na decoração, considerando principalmente a proporção.

Aproveite as dicas e explore de forma sutil o efeito das frutas no visual da casa.

Top