Estampa ideal para cada tipo de corpo

Estampa ideal para cada tipo de corpo

Muitas mulheres são fãs dos tecidos estampados, embora outras nunca os tenham sequer usado. As estampas eliminam, de certa forma, a monotonia das roupas…

Por Editorial MDT em 13/06/2012

Muitas mulheres são fãs dos tecidos estampados, embora outras nunca os tenham sequer usado. As estampas eliminam, de certa forma, a monotonia das roupas e dão outro aspecto ao visual de qualquer pessoa. Porém, nem toda estampa surte o efeito desejado por quem a escolheu. Certamente, ao ver-se em uma foto, com peças estampadas, você já teve a sensação de que estava mais gorda ou mais magra, não é? Saiba que isso já aconteceu com quase todo mundo; sabe por quê?

Estampas uniformes podem aumentar o corpo

Os tecidos estampados têm o poder de causar uma certa ilusão de ótica nas pessoas. Conforme a posição, o tamanho e o tipo de desenho estampado, diversas impressões podem ser causadas em quem os vê. Sendo assim, algumas estampas podem deixá-la mais gorda ou mais magra. O mesmo acontece com as partes de seu corpo, que podem ser valorizadas ou não, a depender da estampa escolhida.

Como deve ser a escolha de peças estampadas

São muitos os detalhes a serem observados, na escolha da estampa de sua roupa. Se você é magra e quer causar a impressão de que determinada parte de seu corpo é maior, invista em estampas com desenhos maiores. Veja a foto abaixo, por exemplo:

Várias estampas, com a mesma modelo

Aqui, percebe-se facilmente como os desenhos deram outra aparência ao corpo. No último modelo, em especial, veja como a saia com grandes figuras fez com que os quadris e pernas ficassem maiores. Muitas mulheres com quadril grande, acabam usando calças ou saias estampadas e largas. Isso é um erro pois, como se vê, essas regiões parecem maiores, com roupas assim. Na segunda foto, a modelo usou dois tipos diferentes de estampas. Aprenda a fazer isso da forma correta em Como misturar estampas.

Apesar de lindo, o macacão de Ana deixou-a maior

Aqui, vemos a mesma coisa.  Deve-se tomar cuidado com o tamanho das roupas estampadas. Se forem grandes, ficarão ainda maiores, devido aos desenhos – o que aconteceu com a apresentadora Ana Hickman.

Saia estampada

Se quiser disfarçar a região do busto, use saias estampadas, de tecidos mais largos. No caso da modelo Gisele, os desenhos da estampa (que estão espalhados de forma uniforme, por toda a peça) causaram a ilusão de que o quadril e as pernas são maiores. Esse tipo de peça cai muito bem em pessoas mais magras.

Na próxima foto, veremos o caso mais clássico e controverso de estampas: as listras.

Listras estreitas ou largas? Há diferenças...

O caso das listras é um tanto complexo. Uns dizem que elas não causam nenhuma modificação; outros afirmam que sim. O fato é que facilmente se nota uma diferença no corpo da pessoa que se veste com estampas listradas.

As listras, tanto horizontais quanto verticais, se forem mais largas (como a segunda foto, acima), causam a ilusão de aumento do corpo. Se a sua intenção for diminuir medidas, aposte nas listras estreitas.

Listras estreitas afinam a silhueta

Na foto acima, pode-se notar listras estreitas e outras mais largas, intercaladas. A dica é essa: procure estampas que contenham listras intercaladas, de forma que as mais largas estejam localizadas nas partes que você quer aumentar; as estreitas, na região que você quer diminuir.

Estampa com desenhos grandes, em fundo claro

As estampas com fundo claro e desenhos grandes tendem a aumentar a região. No caso da garota, acima, o tamanho dos desenhos na barra da saia desviaram a atenção da cintura e do busto.

Estampas de fundo escuro

Os tecidos com estampas em fundo escuro tendem a diminuir o corpo. Se o fundo for preto, por exemplo, com desenhos pequenos, diminui mais ainda. Nos casos acima, o moça da primeira foto escolheu muito bem o vestido. Com o busto em preto e o resto com estampas escuras e pequenas, o desenho da divisão dos tecidos causou a impressão de que ela tem cintura mais fina. Contribuiu com isso a estampa da região abaixo da cintura, que pareceu aumentar o quadril da garota, acentuando ainda mais sua cintura. Detalhes assim são importantes; por isso, veja mais vestidos que causam essa impressão em Modelos de vestidos que emagrecem.

Já a moça, ao lado, não foi muito feliz em sua escolha. Apesar de o fundo do tecido ser preto e os desenhos serem grandes (se fossem pequenos, seria melhor) o erro se deu por conta do tamanho do tecido. Repare como ela parece ter o corpo muito maior do que realmente é. Não se pode esquecer do que foi dito acima: o tamanho do tecido estampado não deve ser muito grande.

São detalhes como estes que você deve considerar, na hora da escolha de sua peça em tecido estampado. São coisas simples e que podem fazer uma grande diferença, em sua aparência.

Top