Estampa ideal para cada tipo de corpo

PUBLICIDADE

Muitas mulheres são fãs dos tecidos estampados, embora outras nunca os tenham sequer usado. As estampas eliminam, de certa forma, a monotonia das roupas e dão outro aspecto ao visual de qualquer pessoa. Porém, nem toda estampa surte o efeito desejado por quem a escolheu. Certamente, ao ver-se em uma foto, com peças estampadas, você já teve a sensação de que estava mais gorda ou mais magra, não é? Saiba que isso já aconteceu com quase todo mundo; sabe por quê?

Estampas uniformes podem aumentar o corpo

Os tecidos estampados têm o poder de causar uma certa ilusão de ótica nas pessoas. Conforme a posição, o tamanho e o tipo de desenho estampado, diversas impressões podem ser causadas em quem os vê. Sendo assim, algumas estampas podem deixá-la mais gorda ou mais magra. O mesmo acontece com as partes de seu corpo, que podem ser valorizadas ou não, a depender da estampa escolhida.

Como deve ser a escolha de peças estampadas

São muitos os detalhes a serem observados, na escolha da estampa de sua roupa. Se você é magra e quer causar a impressão de que determinada parte de seu corpo é maior, invista em estampas com desenhos maiores. Veja a foto abaixo, por exemplo:

PUBLICIDADE
Várias estampas, com a mesma modelo

Aqui, percebe-se facilmente como os desenhos deram outra aparência ao corpo. No último modelo, em especial, veja como a saia com grandes figuras fez com que os quadris e pernas ficassem maiores. Muitas mulheres com quadril grande, acabam usando calças ou saias estampadas e largas. Isso é um erro pois, como se vê, essas regiões parecem maiores, com roupas assim. Na segunda foto, a modelo usou dois tipos diferentes de estampas. Aprenda a fazer isso da forma correta em Como misturar estampas.

Apesar de lindo, o macacão de Ana deixou-a maior

Aqui, vemos a mesma coisa.  Deve-se tomar cuidado com o tamanho das roupas estampadas. Se forem grandes, ficarão ainda maiores, devido aos desenhos – o que aconteceu com a apresentadora Ana Hickman.

Saia estampada

Se quiser disfarçar a região do busto, use saias estampadas, de tecidos mais largos. No caso da modelo Gisele, os desenhos da estampa (que estão espalhados de forma uniforme, por toda a peça) causaram a ilusão de que o quadril e as pernas são maiores. Esse tipo de peça cai muito bem em pessoas mais magras.

Na próxima foto, veremos o caso mais clássico e controverso de estampas: as listras.

Listras estreitas ou largas? Há diferenças...

O caso das listras é um tanto complexo. Uns dizem que elas não causam nenhuma modificação; outros afirmam que sim. O fato é que facilmente se nota uma diferença no corpo da pessoa que se veste com estampas listradas.

As listras, tanto horizontais quanto verticais, se forem mais largas (como a segunda foto, acima), causam a ilusão de aumento do corpo. Se a sua intenção for diminuir medidas, aposte nas listras estreitas.

PUBLICIDADE
Listras estreitas afinam a silhueta

Na foto acima, pode-se notar listras estreitas e outras mais largas, intercaladas. A dica é essa: procure estampas que contenham listras intercaladas, de forma que as mais largas estejam localizadas nas partes que você quer aumentar; as estreitas, na região que você quer diminuir.

Estampa com desenhos grandes, em fundo claro

As estampas com fundo claro e desenhos grandes tendem a aumentar a região. No caso da garota, acima, o tamanho dos desenhos na barra da saia desviaram a atenção da cintura e do busto.

Estampas de fundo escuro

Os tecidos com estampas em fundo escuro tendem a diminuir o corpo. Se o fundo for preto, por exemplo, com desenhos pequenos, diminui mais ainda. Nos casos acima, o moça da primeira foto escolheu muito bem o vestido. Com o busto em preto e o resto com estampas escuras e pequenas, o desenho da divisão dos tecidos causou a impressão de que ela tem cintura mais fina. Contribuiu com isso a estampa da região abaixo da cintura, que pareceu aumentar o quadril da garota, acentuando ainda mais sua cintura. Detalhes assim são importantes; por isso, veja mais vestidos que causam essa impressão em Modelos de vestidos que emagrecem.

Já a moça, ao lado, não foi muito feliz em sua escolha. Apesar de o fundo do tecido ser preto e os desenhos serem grandes (se fossem pequenos, seria melhor) o erro se deu por conta do tamanho do tecido. Repare como ela parece ter o corpo muito maior do que realmente é. Não se pode esquecer do que foi dito acima: o tamanho do tecido estampado não deve ser muito grande.

São detalhes como estes que você deve considerar, na hora da escolha de sua peça em tecido estampado. São coisas simples e que podem fazer uma grande diferença, em sua aparência.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.