Estampa Chevron na decoração – como usar

O chevron é uma novidade que tem ditado tendências na área de decoração. Depois de invadir as passarelas e fazer grande sucesso no look…

O chevron é uma novidade que tem ditado tendências na área de decoração. Depois de invadir as passarelas e fazer grande sucesso no look feminino, a estampa está sendo usada para transformar o visual da casa, deixando-o mais moderno e personalizado.

Toalha de mesa de chevron. (Foto:Divulgação)

Chevron: o zigue-zague na decoração

A estampa chevron tem como principal característica a padronagem em zigue-zague. O efeito é normalmente marcado pelo uso de duas cores, que são exploradas numa espécie de V invertido, em repetidas vezes. Graças ao charme e a autenticidade, o chevron pode ser adotado em diferentes estilos.

Embora seja uma nova tendência para a decoração, o chevron é uma estampa antiga e que fez sucesso em outras épocas. A padronagem, também chamada de espinha de peixe, assegura versatilidade na hora de decorar a casa, pois permite fazer várias combinações incríveis.

Quem trabalha com o padrão chevron no visual de um ambiente residencial consegue desfrutar de uma estética urbana e cheia de personalidade. As linhas em zigue-zague acrescentam mais ritmo e movimento a composição, tornando o espaço mais vivo e dinâmico.

Geométrica e com uma pegada um tanto tribal, a estampa chevron combina principalmente com a decoração mais moderna. Todas as cores podem ser exploradas no padrão zigue-zague, porém o ajuste do branco com um tom colorido é o mais indicado.

Leia mais: Estampas para casas – combinações, como escolher

Como usar a estampa chevron na decoração?

O chevron é um padrão de estampa marcante e que pode ser usada de diferentes formas na decoração. O meio mais comum de inserir o padrão na casa é através dos têxteis, mas o zigue-zague também pode ser trabalhado no acabamento das paredes, pisos, acessórios e móveis.

Como qualquer tipo de estampa, o chevron deve ser usado com muito cuidado na decoração, explorando sempre os critérios de criatividade e bom gosto. O exagero pode deixar o ambiente insuportável, ou seja, muito pesado e com movimentos excessivos. É importante lembrar que a estampa em zigue-zague não precisa ser usada demasiadamente para desempenhar o papel de protagonista.

Tapete de chevron. (Foto:Divulgação)

Chevron nos têxteis
Os têxteis que fazem parte da decoração são as peças confeccionadas com tecidos, como é o caso das cortinas, dos tapetes e almofadas. A estampa chevron faz com que os têxteis se tornem mais influentes no visual da casa, roubando olhares graças à combinação de cores em linhas de zigue-zague.

Continuar Lendo  Sugestões de ervas para banho

Chevron nos móveis
Se o móvel é ultrapassado ou possui uma estética monótona, vale a pena personalizá-lo com o padrão de estampa zigue-zague. Os sofás ou poltronas também podem ser estofados com estampa chevron.

A estampa em zigue-zague é muito usada para decorar as paredes. (Foto:Divulgação)

Chevron na parede
Há, basicamente, duas formas de trabalhar com o efeito chevron no visual da parede: através da pintura ou do papel de parede. Esta aposta é perfeita para a montagem de painéis nos ambientes, como salas e quartos.

Chevron nos acessórios
Os objetos decorativos podem adotar a estampa chevron como um detalhe, este é o caso da luminária ou do quadro.

Se aventure no chevron, pois a estampa pode ser usada em todos os ambientes da casa, inclusive no quarto do bebê.

Chevron no piso
A estampa também pode ser explorada no chão da casa.

Veja também: Como combinar estampas na decoração de casas

Fotos de decoração com estampa chevron

Top