Estados Unidos tem planos para acelerar emissão de vistos a brasileiros

De acordo com o Departamento de Estado americano, os Estados Unidos pretende acelerar a emissão de vistos para turistas brasileiros, em 2013. A ideia…

De acordo com o Departamento de Estado americano, os Estados Unidos pretende acelerar a emissão de vistos para turistas brasileiros, em 2013. A ideia é mais do que dobrar o número de vistos em comparação com o número de 2010, que foi de 820 mil.

A ideia é atrair turistas que venham de mercados emergentes, que poderão vir a gerar impactos na criação de empregos e na economia americana. No caso do Brasil, essa alta, explicada pelo ministro-conselheiro do governo para assuntos consulares no Brasil, se deve ao fato da moeda brasileira estar forte em relação ao dólar, fazendo com que brasileiros visitem a Disney e façam compras. O Brasil é o segundo país com maior demanda de visto, atrás da China e em outubro, foram 90 mil vistos emitidos, representando crescimento de 67% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o diretor dos Serviços de Visto do governo, Ed Ramotowski, em 2011 o país já emitiu 44% mais vistos para o Brasil e também 35% mais para a China. E a tendência na emissão dos vistos é de que os números continuem subindo: o número de pessoas que entram no país, fazendo uso deles, corresponde a 35% do total, já que dois terços dos visitantes vêm de países nos quais os cidadãos não precisam deles, como Canadá e Inglaterra. No último ano, foram emitidos 7,5 milhões de vistos, representando uma alta de 17% em relação ao número anterior.

Para atender a alta demanda, o governo americano vem planejando o envio de funcionários para China e Brasil, no ano que vem. Ao todo, o planejamento envolve mais de cem funcionários para locais como São Paulo e Pequim. Para o Brasil, foram enviados especialistas para avaliar ampliação nas instalações e assim melhorar o tempo de espera.

Leia Também:  Novo software de roubo a banco faturou US$ 78 milhões no ano passado

Top