Estações de Metrô Inauguradas em SP

Hoje, quinta feira (15/09) o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin inaugurou duas novas estações de metrô: a estação da Luz, da Linha 4-Amarela…

Estação Luz (Imagem: Daigo Oliva / G1)

Hoje, quinta feira (15/09) o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin inaugurou duas novas estações de metrô: a estação da Luz, da Linha 4-Amarela e a Estação República.

Interligando as linhas Amarela, Vermelha e Azul, as novas estações visam desafogar a estação da Sé, que recebe até 800 mil passageiros todos os dias e é considerada a mais movimentada do sistema. Segundo o G1, a expectativa é de que o volume de passageiros nas estações Sé e Paraíso seja reduzido em até 20% enquanto Luz e República estiverem funcionando de forma plena. A demanda prevista para a estação Luz é de 132 mil passageiros enquanto 100 mil devem circular na estação República diariamente.

Estação República (Imagem: Daigo Oliva / G1)

Horários de funcionamento

Até o momento, Luz e República terão suas operações realizadas em horário reduzidos, das 10h às 15h para que a empresa e os funcionários possam adequar os ajustes técnicos e logísticos dos locais. Segundo o portal UOL, a ideia é que o horário possa ser ampliado em três semanas, dependendo do decorrer dos testes após a inauguração. A ampliação pode ser gradativa ou integral, em reflexo destes resultados.

Atrasos no cronograma

As duas inaugurações significam o fim de um atraso de cinco anos na conclusão da primeira fase da linha 4-Amarela. O cronograma da primeira licitação referente à obra sinalizava que esta etapa estaria cumprida em 2006, porém diversos fatores contribuíram para o adiamento: houve troca de licitação, problemas operacionais e técnicos e a cratera em Pinheiros, em janeiro de 2007 que matou sete pessoas.

Para a segunda fase deste projeto estão previstas quatro outras estações, com prazo para serem inauguradas em 2014: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Leia Também:  Filmes da Disney que estão voltando aos cinemas em 3D

A estimativa divulgada pelo G1 é de que a Linha Amarela deve transportar cerca de 725 mil passageiros ao dia quando estiver em pleno funcionamento.

Fontes:

Top