Esportes Saudáveis para todas as Idades – Cuidados

Todo mundo está mais do que careca de saber que praticar esporte fez bem para a saúde. Poderia ficar enumerando milhares e milhares e…

Todo mundo está mais do que careca de saber que praticar esporte fez bem para a saúde. Poderia ficar enumerando milhares e milhares e motivos para que você não leve uma vida sedentária e pratique algum esporte. Ajuda na perda de peso, ajuda na respiração, no trabalho cardiovascular, na mobilidade, etc, etc, etc. Mas é importante ter em mente que não basta sair praticando todos os esportes do mundo sem tomar nenhum cuidado.

Um erro comum é pensarmos que apenas pessoas adultas ou adolescente podem praticar esportes, mas crianças também podem começar a prática desde cedo. Além de acostumar a criança com uma vida movimentada e longe do sedentarismo, a criança ainda poderá desenvolver outras habilidades que serão importantes para o restante da vida dele, como o convívio social por exemplo, característica dos jogos em grupo.

Mas não são todos os esportes que são recomendados para as crianças. Existem divisões por faixas etárias que permitem fazer um acompanhamento da evolução da criança, com níveis de dificuldade que são característicos para cada idade. Para crianças de 2 a 5 anos, por exemplo, as brincadeiras esportivas são as mais recomendadas. É importante que os adultos tenham claro que as crianças nesta idades estão apenas começando a dominar suas habilidades de movimentos de base. Não é recomendado nesta faixa etária que os jogos sejam estruturados, dando preferência para as brincadeiras sem muitas regras pré-definidas. Exemplos de atividades indicadas para esta idade: corrida, escalada, pula-pula, dança, jogar bola, pedalar triciclo, brincadeiras na água etc.


Para as crianças entre 6 e 7 anos, o que mais se destaca é o aumento da possibilidade de concentração e de coordenação. Ou seja, os pequenos agora conseguem se focar mais naquilo que estão fazendo, da mesma fora que conseguem coordenar melhor seus movimentos, conseguindo assim aperfeiçoar suas habilidades em determinados esportes. Além disso, outra característica que nasce neste idade é o conceito de trabalho em equipe, que é aquela característica que nos ajuda muito nas relações sociais. Os esportes recomendados nesta altura da vida são: futebol, ginástica, natação, tênis, golfe, artes marciais.

Continuar Lendo  Brasileiros faturam medalhas nas competições de remo e badminton em Guadalajara

Para os adultos, outros cuidados devem ser tomados para que a prática esportiva seja saudável. Um dos grandes perigos para as pessoas que praticam muito esporte é a desidratação. Se você pratica esportes regularmente deve tomar cuidado para não se descuidar quanto à hidratação de seu organismo, caso contrário, você poderá ficar desidratado e terá que afastar-se temporariamente dos exercícios, sem falar dos riscos que isso representa para a sua saúde!

A água possui várias funções em nosso organismo: uma das principais, e também uma das mais visíveis, principalmente em dia de calor, é a atuação como reguladora de temperatura. Isso é, quando estamos suando, a água está fazendo o papel de resfriamento do corpo, controlando a temperatura média, para não subir muito. Além disso a água ajuda na limpeza do corpo, eliminando impurezas que estão em nosso organismo através da urina, além de outras diversas funções internas em nosso organismo.

Então é importante que você beba água moderadamente antes da prática do exercício, durante o exercício levar uma garrafa de água para beber aos poucos e ao final do exercício beber bastante água para repor os líquidos perdidos durante a prática.

Outro cuidado  que os esportistas devem ter é com a ingestão de carboidratos. O ideal é que se coma carbroidatos logo após a prática de alguma atividade física, visando repor a energia gasta. Não se deve esperar mais do que duas horas para esta ingestão, mas é importante não se comer demais. Assim, a ingestão de carbroidato será transformado em glicose na forma de glicogênio, guardando açúcar para ser gasto em outras atividades físicas.

Siga estas dicas e tenha uma boa prática esportiva. E lembre-se sempre que é muito importante ter um acompanhamento médico para que sua prática esportiva seja ainda mais segura.

Continuar Lendo  Tênis Nike Shox Mais Barato, Onde Comprar

 

Top