Esportes que evitam doenças nos olhos

PUBLICIDADE

A maioria das pessoas não sabe, mas fazer exercícios físicos também faz bem para os olhos. Segundo especialistas em oftalmologia, adotar uma vida saudável ajuda a melhorar a circulação, o que faz bem para a vista. Saiba mais sobre o assunto e veja os esportes que evitam doenças nos olhos.

Alguns esportes podem ajudar a prevenir e tratar doenças dos olhos. (Foto: divulgação)

Esportes para os olhos

No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas tem mais do que 60 anos de idade. Desse total, 59,7% sofrem de doenças como hipertensão arterial. O que faz com que as doenças circulatórias correspondam a 37% das mortes no país. É o que mostra os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde no ano de 2012.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz (Instituto Penido Burnier), estudos mostram sobre a importância da prática de atividades físicas para manter a saúde. Ele destaca que a boa circulação faz bem para os olhos. Porém, isso não quer dizer que praticar qualquer tipo de exercício tenha esse efeito. Dependendo das doenças oculares, algumas atividades podem ser restringidas.

PUBLICIDADE

É importante ressaltar que o cigarro aumenta o risco de doenças oculares. Por isso, é necessário parar de fumar se desejar evitar problemas nas vistas.

A natação pode ajudar na saúde dos olhos. (Foto: divulgação)

Veja também como diagnosticar doenças visuais 

Esportes recomendados para cada doença

1. Ceratocone: a natação é o esporte mais recomendado desde que seja praticado com óculos de proteção. Isso porque a patologia ocular afina a parte central da córnea e está relacionada a processos alérgicos que podem piorar durante o outono e o inverno. A poluição das piscinas aumenta o risco de crises de rinoconjutivite, causando inflamações nos olhos, que contribuem para a evolução do ceratocone. As atividades ao ar livre devem ser evitadas por quem tem ceratocone.

2. Glaucoma: esportes como correr, nadar ou pedalar são excelentes. Este tipo de exercício diminui a pressão ocular em até 45%. Para quem possui casos na família, portadores de diabetes, afrodescendentes e miopia são os principais grupos de risco. Os exercícios anaeróbicos como musculação e outros que exijam força, como esportes de impacto e posições de cabeça para baixo devem ser evitados pelos portadores de glaucoma, já que aumentam a pressão dos olhos.

PUBLICIDADE

3. Catarata de degeneração da mácula: os esportes de impacto e exercícios aeróbicos, quando praticados com lentes que possuem filtro ultravioleta são os mais indicados. A radiação é um fator de risco para o desenvolvimento das doenças. Os alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a diminuir a evolução do problema, como os ricos em vitamina C, E, selênio, carotenoides e outros.

As pedaladas fazem bem para os olhos. (Foto: divulgação)

Os exercícios são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo especialistas, a prática de alguns esportes pode oferecer benefícios para os nossos olhos, prevenindo e tratando várias doenças. Para saber mais informações, procure um médico especialista no assunto. É importante, também, ficar atento para as mudanças na visão e nos olhos, além de saber como diagnosticar problemas visuais. Diante de qualquer alteração, procure um oftalmologista.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.