Esportes que evitam doenças nos olhos

A maioria das pessoas não sabe, mas fazer exercícios físicos também faz bem para os olhos. Segundo especialistas em oftalmologia, adotar uma vida saudável…

A maioria das pessoas não sabe, mas fazer exercícios físicos também faz bem para os olhos. Segundo especialistas em oftalmologia, adotar uma vida saudável ajuda a melhorar a circulação, o que faz bem para a vista. Saiba mais sobre o assunto e veja os esportes que evitam doenças nos olhos.

Alguns esportes podem ajudar a prevenir e tratar doenças dos olhos. (Foto: divulgação)

Esportes para os olhos

No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas tem mais do que 60 anos de idade. Desse total, 59,7% sofrem de doenças como hipertensão arterial. O que faz com que as doenças circulatórias correspondam a 37% das mortes no país. É o que mostra os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde no ano de 2012.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz (Instituto Penido Burnier), estudos mostram sobre a importância da prática de atividades físicas para manter a saúde. Ele destaca que a boa circulação faz bem para os olhos. Porém, isso não quer dizer que praticar qualquer tipo de exercício tenha esse efeito. Dependendo das doenças oculares, algumas atividades podem ser restringidas.

É importante ressaltar que o cigarro aumenta o risco de doenças oculares. Por isso, é necessário parar de fumar se desejar evitar problemas nas vistas.

A natação pode ajudar na saúde dos olhos. (Foto: divulgação)

Veja também como diagnosticar doenças visuais 

Esportes recomendados para cada doença

1. Ceratocone: a natação é o esporte mais recomendado desde que seja praticado com óculos de proteção. Isso porque a patologia ocular afina a parte central da córnea e está relacionada a processos alérgicos que podem piorar durante o outono e o inverno. A poluição das piscinas aumenta o risco de crises de rinoconjutivite, causando inflamações nos olhos, que contribuem para a evolução do ceratocone. As atividades ao ar livre devem ser evitadas por quem tem ceratocone.

Leia Também:  Comprar celular para a criança: sim ou não?

2. Glaucoma: esportes como correr, nadar ou pedalar são excelentes. Este tipo de exercício diminui a pressão ocular em até 45%. Para quem possui casos na família, portadores de diabetes, afrodescendentes e miopia são os principais grupos de risco. Os exercícios anaeróbicos como musculação e outros que exijam força, como esportes de impacto e posições de cabeça para baixo devem ser evitados pelos portadores de glaucoma, já que aumentam a pressão dos olhos.

3. Catarata de degeneração da mácula: os esportes de impacto e exercícios aeróbicos, quando praticados com lentes que possuem filtro ultravioleta são os mais indicados. A radiação é um fator de risco para o desenvolvimento das doenças. Os alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a diminuir a evolução do problema, como os ricos em vitamina C, E, selênio, carotenoides e outros.

As pedaladas fazem bem para os olhos. (Foto: divulgação)

Os exercícios são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo especialistas, a prática de alguns esportes pode oferecer benefícios para os nossos olhos, prevenindo e tratando várias doenças. Para saber mais informações, procure um médico especialista no assunto. É importante, também, ficar atento para as mudanças na visão e nos olhos, além de saber como diagnosticar problemas visuais. Diante de qualquer alteração, procure um oftalmologista.

Top