Esportes para praticar na praia: dicas

É tempo de programar viagens ao litoral. Estar na praia é um prazer enorme, para a grande maioria das pessoas. Durante os dias de…

É tempo de programar viagens ao litoral. Estar na praia é um prazer enorme, para a grande maioria das pessoas. Durante os dias de passeio, tudo o que mais se quer é descansar. Alguns preferem passar o dia todo, embaixo do guarda-sol, relaxando e tomando umas bebidinhas. Já outros não dispensam a prática de esportes, como forma de manter a rotina saudável e aproveitar o contato com a natureza. O fato é que não é necessário permanecer dias e noites em pleno descanso, sentado. Os esportes para praticar na praia são uma maneira de interagir com o belo cenário do litoral e fazer com que os dias fiquem mais divertidos.

O cooper pode ser praticado em qualquer praia (Foto: Divulgação)

Dicas de esportes para praticar na areia da praia

Todas as praias oferecem espaços suficientes para a prática de esportes na areia. Alguns são bem tradicionais, como o futebol de areia, o cooper (ou joggin) ou o frescobol. Portanto, antes de fazer as malas, nunca é demais comprar uma bola ou um par de raquetes e levá-los, entre as coisas. Se houver crianças na família, melhor ainda. Existem lugares onde as pessoas praticam o “tamboréu”, que é uma variação do frescobol. Neste esporte, as raquetes são substituídas por uma espécie de tambor pequeno e raso, com o qual os praticantes rebatem as bolas.

Ator Emílio Orciollo Neto, praticando Tamboréu (Foto: Divulgação)

Há, ainda, os esportes de areia mais tradicionais, como o vôlei de praia, o futevôlei, ou o futebol de areia. Reúna a família ou os amigos e formem times, para a brincadeira. Praticar esportes na praia é uma excelente oportunidade de curtir a natureza a fazer novas amizades.

Dicas de esportes para praticar no mar

Além do tradicional e apaixonante surf, há inúmeros outros esportes para praticar no mar. Tudo depende da disponibilidade das atividades, no local visitado. O caiaque, por exemplo, é um tipo de esporte presente em muitas praias brasileiras, embora seja mais frequente em locais de águas calmas. Outra dica é o windsurf, praticado com uma prancha de surf, tendo acoplada a ela uma vela, que varia entre 2 e 5 metros de altura. Neste caso, o ideal é procurar por instrução, antes de se render à brincadeira, pois ela pode se tornar muito perigosa.

Rapaz, praticando Windsurf (Foto: Divulgação)

O mergulho é outra interessantíssima atividade para ser praticada no mar. A cada dia, aumentam os adeptos desta prática. Contudo, é bom lembrar que nem todas as praias oferecem locais adequados para o esporte. Além disso, apesar de parecer simples, este tipo de prática deve ser antecedido por treinamentos dados por profissionais. A maioria dos esportes para praticar na praia são saudáveis e inofensivos. No entanto, se a escolha for uma atividade no mar, é imprescindível procurar, antes, por instruções adequadas.

Garota, praticando mergulho, em águas rasas (Foto: Divulgação)

Veja como se cuidar, ao praticar esportes: Exercícios na praia: dicas, cuidados

Leia Também:  Chuteiras Umbro, Modelos

Saiba a importância dos esportes, na praia: Durante as férias, atividades físicas não devem ser abandonadas

Top