Espinhas, como remover corretamente

A fase que mais sofre com o aparecimento das espinhas é a adolescência. Isso se deve as alterações hormonais que perturbam a aparência da…

Por Editorial MDT em 03/09/2012

A fase que mais sofre com o aparecimento das espinhas é a adolescência. Isso se deve as alterações hormonais que perturbam a aparência da pele. Para conseguir se livrar desse problema que atormenta os jovens e os adultos, saiba como remover as espinhas corretamente.

Aprenda a lavar o rosto corrretamanete

A limpeza é essencial para remover as espinhas. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre as espinhas

A acne é um dos problemas que mais afetam os indivíduos, sendo eles jovens ou adultos. A sua manifestação está diretamente relacionada com o aumento da produção de glândulas sebáceas (produtoras de sebo). As espinhas se localizam na pele e ficam fixadas no canal do folículo piloso.

A adolescência é a fase que mais surgem espinhas

Durante a infância, as glândulas sebáceas produzem pouco ou quase nenhum sebo. É por isso que as crianças apresentam a pele lisinha e sem oleosidade. No entanto, com a chegada da puberdade, a alteração hormonal é iniciada, acarretando o desenvolvimento da oleosidade da pele. A partir disso, as bactérias aproveitam a alteração da pele e começam a se alimentar desse ambiente, trazendo como resultado, o aparecimento das espinhas.

Diferenças entre cravos e espinhas

A pele possui alguns canais que são denominados óstios, os quais podem ficar entupidos pelo excesso de sebo. Quando essa substância oxida, ela torna-se mais escura, passando a ser denominada como cravo. As espinhas surgem quando esse local sofre a ação de bactérias. Elas causam infecção e inflamação local, trazendo o aspecto que comumente afeta a face dos adolescentes.

Aprenda a remover as espinhas e tenha uma pele linda. (Foto: divulgação)

Regiões mais afetadas pelas espinhas

As espinhas costumam afetar as regiões do rosto, do peito e das costas. Isso se deve a maior quantidade de glândulas sebáceas existentes nesses locais. Vale ressaltar que a hereditariedade é um fator colaborador para o aparecimento das acnes.

Aprenda a se livrar das espinhas

Uma dieta ideal é essencial para que o indivíduo fique longe das espinhas. Para isso, opte por alimentos que contenham vitaminas A e carotenoides, pois essas substâncias melhoram o funcionamento da pele. Os alimentos que contem esses nutrientes são: frutas, espinafre, agrião, rúcula, almeirão, cenoura, abóbora, manga, mamão, beterraba e batata-doce.

Fique longe dos alimentos gordurosos

Outra forma de impedir o aparecimento das espinhas é evitar o consumo de alimentos gordurosos, assim como os doces e os chocolates. De maneira geral, esses alimentos prejudicam a nossa saúde.

Conheça o tratamento ideal para remover as espinhas

Ter uma alimentação equilibrada e saudável colabora com a redução do aparecimento das espinhas. No entanto, é possível recorrer ao tratamento cosmético para removê-las de maneira adequada.

  • A limpeza é essencial – essa fase é a parte essencial no combate a oleosidade. Além disso, colabora na remoção das células hiperqueratizadas, evitando a proliferação bacteriana. A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia, sempre lavando o rosto com um sabonete bactericida, que desobstrui os poros e ainda combate as bactérias.
  • Não se esqueça da hidratação – ao fim da limpeza, é essencial passar um hidratante de modo a deixar a pele sempre bonita e jovem.
  • Proteja a pele– evite espremer as espinhas, para não formar marcas. Caso isso seja necessário, busque a orientação de um médico especialista. Além disso, sempre que for se expor ao sol, proteja-se com um bronzeador ideal para a pele do rosto.

    Evite espremer as espinhas, de modo a evitar o aprecimento de manchas. (Foto: divulgação)

As espinhas afetam uma grande parte da população. Porém, é possível remover as espinhas de maneira a evitar manchas na pele. E lembre-se, antes de iniciar o uso de qualquer medicamento, busque a orientação de um médico especialista.

Aprenda a remover os cravos sem deixar marcas

Top