Especialização: como escolher, dicas

☰ CONTEÚDO Estudando depois da FaculdadePós GraduaçãoMBA – Master Business Administration Estudando depois da Faculdade Há alguns anos, ter a conclusão de um curso…

Por Editorial MDT em 23/02/2012

☰ CONTEÚDO

Estudando depois da Faculdade

Há alguns anos, ter a conclusão de um curso superior era certeza e garantia de emprego bom e rentável. O jovem ingressava no curso superior e ao término o mercado de trabalho era bastante abrangente e receptivo aos novos formandos.

Hoje em dia com um mercado mais acirrado, menos vagas e as que existem são muito mais disputadas, ter conhecimentos e títulos fazem a diferença no momento de uma contratação ou mesmo para crescimento profissional dentro da empresa em que esteja trabalhando.

O que acontece é que muitas vezes após a conclusão do curso superior exista dúvidas com relação a qual especialização fazer, seja um MBA ou Pós Graduação.

Para que essa escolha seja feita com maior propriedade é necessário saber o que cada uma dessas opções pode oferecer para que seja feita a melhor escolha.

Estudar após a conclusão do terceiro grau, é necessário !!!

Pós Graduação

A Pós Graduação Lato Sensu, é ideal para jovens profissionais, recém formados, mas há que se escolher bem visando qual a sua preferência no foco profissional. Muitos acreditam que o ingresso na Pós Graduação após a conclusão do curso superior seja muito oportuno para alavancar o sucesso na carreira profissional.

Muitos profissionais têm retornando aos bancos acadêmicos na busca de maior informação, conhecimento e amplitude de ideias e práticas nos segmentos em que trabalham. Algumas empresas incentivam os funcionários a voltarem a estudar, algumas vezes arcam parcialmente ou totalmente com esse curso. Isto não só para terem um profissional mais habilitado e ciente das novas tendências do mercado, mas também para lhe concederem futuras promoções e projetos de carreira.

Classe de aula na Pós-Graduação, volta mais para recém-formados

MBA – Master Business Administration

O MBA já tem outra característica, é direcionado para profissionais mais experientes, com mais vivência e tempo no mercado de trabalho. Este curso é mais generalista, para o profissional que já domina pelo menos uma área na empresa, mostrando a organização e o mercado de uma forma mais abrangente.

No MBA é interesse já possuir no mínimo três anos de experiência em cargos de gestão para ingressar num curso desses. Ressalta-se ainda o cuidado ao ingressar em cursos denominados como MBA (Master Business Administration) há cursos sendo oferecidos com essa nomenclatura sendo o mesmo que uma Pós Graduação Latu Sensu.

O importante antes de ingressar é verificar a grade de curricular do curso antes de se matricular, pois o MBA abrange diversas matérias de forma e com contexto geral de uma organização e mercado e não apenas com matérias específicas de uma área somente.

O MBA é voltado para profissionais com mais experiência

Top