Esmalte escuro prejudica as unhas? Mito ou Verdade?

O esmalte é uma verdadeira febre entre muitas mulheres (e, porque não homens?) no Brasil e no mundo. Eles seguem tendências e são comprados…

O esmalte é uma verdadeira febre entre muitas mulheres (e, porque não homens?) no Brasil e no mundo. Eles seguem tendências e são comprados aos montes por consumidores desde os mais discretos que optam por tons claros e clássicos até os mais extravagantes que sabem como chamar a atenção com uma cor neon, por exemplo. Existem ainda aqueles que colecionam frascos, isso mesmo, compram para ter mais um frasco, a cor que vai abalar a estação, uma cor exótica, etc. Mas, independente do estilo do comprador, o esmalte faz uma enorme diferença e, pode ser prova sim de que você está ligado às tendências do mundo da moda.

Fique atento!

Junto com toda essa febre por colorir as unhas, surge também uma certa preocupação sobre o efeito dos esmaltes nas unhas e pele. Para afirmar que um determinado produto está fazendo mal ao nosso organismo, primeiro é necessário ter certeza de que outros aspectos estão em ordem. No caso das unhas, é preciso observar se você está se alimentando corretamente para que seu corpo faça a absorção de vitaminas e minerais como A, C, E, zinco, ferro e cálcio.
Eles são imprescindíveis para que as unhas permaneçam fortes e cresçam da forma adequada. Já reparou como temos mania de comprar produtos para pele somente pela fragrância? Depois de começar a se alimentar corretamente, é hora de verificar a composição de produtos como sabonetes, cremes e até produtos de maquiagem. Leia atentamente os rótulos, de repente, você encontra componentes que podem atingir a saúde de suas unhas.
Se você tem mania de morder as unhas ou se fica em contato com produtos químicos como detergentes, por exemplo, já se faz ideia de onde vem a fragilidade das unhas. 

Mude seus hábitos

Leia Também:  Calças Biotipo Moda 2012

Pare de vez com a mania de roer unhas, não fume e se alimente corretamente, esse hábito ajuda não só no fortalecimento das unhas mas em todas as áreas do organismo. Utilize produtos de qualidade e cuidado com as imitações. Hidrate as unhas.


Quando for à manicure, observe se os equipamentos são esterilizados e não retire a cutícula, ela serve de proteção contra fungos e bactérias. Empurre-as e retire o mínimo que puder. A hidratação é determinante nesse processo, pois evita que a cutícula cresça de forma exagerada.

É Verdade!

Pintar as unhas toda semana faz mal. Fique atento!

Mas atenção: não é o esmalte (base, escuro ou claro) ou as substâncias contidas no produto que fazem mal, mas sim as unhas não terem como “respirar” quando estão pintadas. Então, o correto é dar uma pausa de, pelo menos, dois dias entre um esmalte e outro. 

É Mito!

Esmalte escuro faz mal para as unhas? Não!

Os esmaltes passam por todo um processo de controle de qualidade em aspectos como pH, viscosidade, índice de acidez, cor, odor, teor alcoólico, densidade e aspecto. As chances de causarem problemas às unhas são mínimas.

Como já citado, o que prejudica é o hábito de não deixar as unhas livres de para respirar, em especial, as dos pés que, na maioria das vezes, ficam abafadas por sapatos fechados.

Top