Escritores brasileiros que são famosos pelo mundo

O Brasil tem vários artistas e intelectuais reconhecidos internacionalmente. São personalidades do passado e do presente que levam nossa cultura e nosso modo de…

Por Editorial MDT em 23/11/2012

O Brasil tem vários artistas e intelectuais reconhecidos internacionalmente. São personalidades do passado e do presente que levam nossa cultura e nosso modo de pensar a outras nações, o que contribui para a diminuição de estereótipos e a revelação de como realmente é o povo brasileiro. Entre esses nossos representantes estão escritores brasileiros famosos no mundo todo, que você vai saber agora quem são.

Machado de Assis ocupa a primeira posição da lista (Foto: divulgação)

Escritores nacionais reconhecidos no mundo

O projeto “Conexões Itaú Cultural – Mapeamento Internacional da Literatura Brasileira” realizou um levantamento com 55 tradutores, professores e bibliotecários estrangeiros em 19 países diferentes, como Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Itália, Espanha, França e Inglaterra. Os representantes da literatura brasileira no estrangeiro que ocupam os primeiros lugares da lista são Machado de Assis e Clarice Lispector.

Jorge Amado ficou em quinto lugar na classificação (Foto: divulgação)

Enquanto o autor mais citado na pesquisa foi Machado de Assis, com 25 menções, o aclamado Paulo Coelho teve apenas quatro citações, mesmo número de menções feitas a João Ubaldo Ribeiro e a Murilo Mendes. Os três escritores ficaram atrás de Chico Buarque e de Mário de Andrade, ambos com sete citações cada um.

Paulo Coelho, autor do best seller O Alquimista e de vários outros livros reconhecidos fora do Brasil, obteve, com essa obra que foi traduzida para 56 línguas, uma vendagem de mais de 65 milhões de cópias em todo o mundo. Reunindo todas as suas vendas até a atualidade, foram mais de 100 milhões de exemplares em mais de 150 países, com traduções para 66 idiomas, o que faz de Paulo Coelho o autor de língua portuguesa que mais vendeu livros até hoje.

Paulo Coelho é o escritor de língua portuguesa que mais vendeu livros até hoje (Foto: divulgação)

O escritor carioca conseguiu ultrapassar inclusive os números recordes do baiano Jorge Amado, que já teve mais de 54 milhões de cópias de suas obras vendidas. Apesar disso tudo, no meio acadêmico internacional o que prevalece é a lista abaixo.

Escritores brasileiros famosos no exterior

Eis a lista com os 10 escritores brasileiros mais lidos no exterior.

1º – Machado de Assis

2º – Clarice Lispector

3º – Guimarães Rosa

4º – Graciliano Ramos

5º – Jorge Amado

6º – José de Alencar

7º – Manuel Bandeira

8º – Moacyr Scliar

9º – Rubem Fonseca

10º – Carlos Drummond de Andrade

Top