Escova progressiva: perguntas e respostas

A escova progressiva é um alisamento capilar que tem feito à cabeça das mulheres do século XXI. A técnica utiliza produtos químicos para deixar…

A escova progressiva é um alisamento capilar que tem feito à cabeça das mulheres do século XXI. A técnica utiliza produtos químicos para deixar os fios lisos temporariamente. Os principais salões de beleza do Brasil realizam o procedimento e trabalham com diferentes tipos de alisantes.

A escova progressiva ganhou fama com a promessa de alisar o cabelo. (Foto:Divulgação)

Um fenômeno chamado escova progressiva

A chapinha teve folga depois que a escova progressiva foi desenvolvida. A princípio, ela alisava os cabelos com químicas agressivas e comprometedoras, mas com o tempo as fórmulas foram aprimoradas para não causar tantos danos às madeixas. Hoje, existem escovas de vários tipos, como morango, chocolate, marroquina e até de leite, mas todas possuem um componente em comum responsável por promover o alisamento: o ácido fórmico (formol).

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscaliza a quantidade de ácido fórmico presente nos alisantes mais usados no Brasil. Quando a substância está presente em excesso, ela pode causar vários problemas, como queda de cabelo, intoxicação e queimaduras no couro cabeludo. Por isso, os especialistas recomendam muita cautela para escolher o melhor tipo de progressiva.

Saiba mais: Cuidados para prolongar o efeito da progressiva

Perguntas e respostas sobre escova progressiva

Veja a seguir perguntas e respostas sobre escova progressiva e esclareça as principais dúvidas sobre este tratamento capilar.

O efeito da progressiva é temporário, dura até quatro meses. (Foto:Divulgação)

Quanto tempo dura a escova progressiva?
A escova progressiva dura em média quatro meses, mantendo os fios disciplinados e sem tanto volume. Na medida em que o cabelo cresce, é necessário fazer retoques.

Existe escova progressiva sem formol?
O rótulo de escova progressiva sem formol não existe, pois o alisamento depende da substância. O consumidor encontrará no mercado produtos legalizados que apresentam menores concentrações de ácido fórmico, mas não estão completamente isentos.

Leia Também:  Moda esporte fino masculina

A escova progressiva é indicada para qualquer tipo de cabelo?
Não. O tratamento é compatível com cabelo crespo, mas não apresenta o mesmo resultado no cabelo afro, pois os fios são porosos. O procedimento também é vetado para crianças, pois oferece riscos para a saúde.

O cabelo danificado pode receber a escova progressiva?
Se o cabelo está quebradiço e danificado, a escova progressiva pode não ser a melhor opção. Ao invés de agredir os fios novamente com uma química alisante, é mais viável fazer uma hidratação.

O formol presente na química não pode ultrapassar 0,2 %. (Foto:Divulgação)

Qual o limite de formol permitido na escova progressiva?
A Anvisa assegura que o limite máximo de formol nas fórmulas de escova progressiva é de 0,2 %.

Quais as principais diferenças entre as opções de progressiva?
O cheiro e o teor de formol são dois aspectos que costumam variar de um produto para o outro. É importante que o consumidor tenha em mente que, quanto mais forte a fragrância, mais forte o alisante é.

Veja também: Escova Progressiva Inteligente

Top