Escova progressiva: como escolher a melhor?

Escova progressiva: como escolher a melhor?

Escova progressiva: como escolher a melhor? Conhecer as diferenças entre todos os tipos de escovas que alisam o cabelo é fundamental para garantir um…

Por Isabella Moretti em 27/12/2015

Escova progressiva: como escolher a melhor? Conhecer as diferenças entre todos os tipos de escovas que alisam o cabelo é fundamental para garantir um bom resultado, a durabilidade e também prevenir danos aos fios.

Escova progressiva como escolher a melhor. (Foto Ilustrativa)

Escova progressiva como escolher a melhor. (Foto Ilustrativa)

Existem diversas opções de escova progressiva no mercado, porém, cada um desses produtos possui uma fórmula diferente. Apesar das diferenças, a escova progressiva deve sempre beneficiar os fios, eliminar o frizz, diminuir o volume e manter o cabelo liso por pelo menos quatro meses.

Veja também: Como fazer escova durar mais, dicas

Como escolher a melhor escova progressiva?

Antes de escolher a melhor escova progressiva, é preciso lembrar que o alisamento vai muito além dos produtos utilizados, ele é formado por um conjunto de técnicas, se bem executadas o efeito da progressiva será conforme o esperado pelo cliente. Caso contrário pode provocar a quebra e a queda dos fios.

A escova progressiva foi criada no Brasil, no início, o método utilizado para alisar os cabelos tinha como principal ingrediente o formol, no entanto, essa substancia é capaz de causar danos aos fios e saúde em geral. Após o formol ser proibido pela Anvisa, os fabricantes de produtos para escova progressiva, substituíram a substância por outras com o mesmo efeito, porém menos agressivas a saúde. Confira algumas opções:

Produtos a base de amônia (tioglicolato): Tem efeito duradouro e é indicado para todos os tipos de cabelos. São os mais usados atualmente, não oferecem nenhum risco a saúde.

Escolhendo uma boa escova progressiva, você não vai precisar alisar os fios todo dia. (Foto Ilustrativa)

Escolhendo uma boa escova progressiva, você não vai precisar alisar os fios todo dia. (Foto Ilustrativa)

Produtos a base de guanidina: É indicado para quem deseja apenas diminuir o volume, além disso, não pode ser utilizado em cabelos com qualquer tipo de coloração, pois o liso pode ficar opaco e com frizz.

Produtos a base de etalonamina: É muito eficaz para cabelos crespos ou muito desidratados, não agride os fios e ajuda a recuperar a saúde do cabelo.

Produtos a base de formaldeído: O formaldeído é um derivado do formol, apesar de permitido pela Anvisa, não é o mais indicado pelos profissionais da área.

Leia mais: Escova progressiva de aminoácidos

Cuidados com a escova progressiva

A escova progressiva é um procedimento sério, que exige muito cuidado e deve ser feito apenas por profissionais habilitados. Realizar a escova em casa, sem conhecimento técnico, pode resultar em danos irreversíveis aos fios.

Escolha um bom profissional para realizar a sua escova progressiva. (Foto Ilustrativa)

Escolha um bom profissional para realizar a sua escova progressiva. (Foto Ilustrativa)

Vale a pena verificar qual o tipo de produto que o seu cabeleireiro utiliza para fazer as escovas progressivas. Se houver presença de formol na fórmula, verifique se a quantidade está dentro do estabelecido pela Anvisa, que é de no máximo 0,2%. Além disso, informe o cabeleireiro caso você possua algum tipo de alergia.

Para manter a escova progressiva, é preciso seguir todas as orientações do cabeleireiro. Após realizar o procedimento, espere dois dias para lavar o cabelo, esse período é capaz de beneficiar a penetração do produtos nos fios e prolongar o efeito da escova. Fazer o uso do secador também é importante, afinal, o calor estimula a ação da progressiva.

Leia também: Escova portier fine – Como Funciona

Agora que você já sabe tudo sobre escova progressiva: como escolher a melhor, evite utilizar produtos que prejudicam os fios. Se você já tem a química no cabelo, utilize shampoos e condicionadores específicos para potencializar o efeito da escova. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

 

Top