Escova Progressiva Aprovada Pela Anvisa

Devido a alguns problemas causados por aplicação de escova progressiva, a Anvisa fez análises, principalmente relacionadas às quantidades de formol empregada no produto.

Perigos da escova progressiva: Alguns fabricantes de produtos para escova progressiva não respeitam as regras da Anvisa e acabam colocando mais formol do que o mínimo recomendado. Já foram encontrados produtos que continham 2% e até 4% de formol. O perigo pode ser ainda maior com o uso das fórmulas clandestinas, que muitos cabeleireiros utilizam, com quantidade não especificada do produto tóxico. Ainda existem profissionais que elaboram sua própria fórmula, misturando produtos que podem ser extremamente prejudiciais à saúde tanto do cliente quanto do cabeleireiro.

Cuidados com o formol: O formol pode causar irritação nos olhos, nas narinas, problemas respiratórios, quebra ou queda de cabelo, dor de cabeça, irritação no couro cabeludo, intoxicação. Se usado com freqüência, os riscos de danos à saúde aumentam, podendo até levar a morte.

Algumas mulheres fazem de tudo para ter os cabelos alisados, não se preocupando, às vezes, com a própria saúde. Por esse motivo, são inúmeros os casos de intoxicação registrados de pessoas que passaram mal durante ou após a aplicação da escova progressiva. Um caso de morte de uma mulher de 33 anos já foi noticiado em diversos jornais. Se não forem observadas as recomendações que a Anvisa faz em relação aos produtos para esse tipo de tratamento capilar, muitas outras pessoas podem ser encaminhadas ao atendimento hospitalar.

Por isso, deve-se prestar atenção aos produtos aprovados pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão público responsável por proteger a saúde da população por meio do controle sanitário da produção e comercialização de produtos e serviços. Algumas escovas progressivas foram aprovadas para o uso como os tratamentos que contêm formol, pois a concentração encontrada está adequada (de 0,2%) e outras que possuem proteínas ou tioglicolato de amônia que alisam os fios. São elas as escovas progressivas recomendadas:

Escova inteligente que contém queratina hidrolisada, chocolate, menta e 0,2% de formol da Agi-Max.

X-tenso thermoliss de L´óreal professionnel que possui tioglicolato de amônia.

Escova bio lizz com cistina e papaína da Doctor Hair.

Escova marroquina da Nouar, com 0,2% de formol com queratina, proteínas de seda, argila e cacau.

Escova de chocolate e avelã da Al Nature a base de tiogligalato de amônia, sem cheiro.

Agora é só escolher!

Reply