Escolas técnicas em SP

  As Escolas Técnicas de SP estão sendo responsáveis pela formação de muitos profissionais, que após a conclusão do curso podem atuar em empresas…

Por Isabella Moretti em 11/08/2014

 

As Escolas Técnicas de SP estão sendo responsáveis pela formação de muitos profissionais, que após a conclusão do curso podem atuar em empresas de diversas áreas. Esse tipo de qualificação tem duração inferior aos cursos superiores, mas habilita os estudantes para ocupar uma função no mercado de trabalho.

Escolas técnicas em SP . (Foto: Divulgação)

O acesso à educação profissional e tecnológica no estado de São Paulo vem sendo ampliado graças às iniciativas do governo federal, como é o caso do PRONATEC. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego promove cursos técnicos e de qualificação gratuitamente através da parceria com SENAI, SENAC, ETECs e institutos federais.

Presentes em todas as regiões do estado, as escolas técnicas paulistas promovem um ensino profissional de qualidade, preparando os alunos para construir uma carreira de sucesso e colaborar com o desenvolvimento de São Paulo. Entre as principais escolas técnicas, destacam-se: SENAI, SENAC, IFSP e ETEC.

Os cursos na área de tecnologia não os mais requisitados no mercado, tanto para atuar na área de informática como no setor industrial. O Centro Paula Souza tem criado unidades em vários municípios paulistas, melhorando a qualidade do ensino e também a infraestrutura dos prédios.

Os cursos técnicos preparam para o mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Quais são as escolas técnicas de SP?

Confira a seguir informações sobre as principais escolas técnicas de SP:

ETECs

A ETEC, escola técnica estadual do Centro Paula Souza, está presente em todo o estado de São Paulo com uma oferta de cursos técnicos gratuitos SP. A rede conta com 216 unidades, instaladas em 159 municípios e atendendo mais de 221 mil alunos.

A ETEC oferece cursos técnicos, técnicos integrados ao médio e médio. São, ao todo, 134 opções de habilitação profissional, que formam os alunos para trabalhar nos setores Industrial, Agropecuário e de Serviços.

Entre os cursos técnicos ETEC SP, vale destacar: Açúcar e Álcool, Agricultura, Agronegócio, Biotecnologia, Comércio, Eletroeletrônica, Desenho de Construção Civil, Enfermagem, Edificações, Mecatrônica, Informática, Hospedagem, Paisagismo, Química, Segurança do Trabalho, Móveis, Transações imobiliárias, Marketing, entre muitos outros. As escolas técnicas do Centro Paula Souza estão presentes na capital, interior e litoral paulista.

Leia mais: Cursos mais procurados ETEC 2013: demanda de inscritos

SENAI-SP

O SENAI promove cursos técnicos em todo o estado de São Paulo. São mais de 40 opções de formação que preparam os profissionais para a indústria. Entre os cursos oferecidos, estão: Automação Industrial, Mecatrônica, Alimentos, Edificações, Calçados, Manutenção Automotiva, Impressão Gráfica, Eletrônica, entre muitos outros.

O Senac oferece curso técnico em logística. (Foto: Divulgação)

SENAC-SP

O SENAC se destaca como um dos principais executores do ensino técnico no estado de São Paulo. Entre os cursos oferecidos, estão: Design de Interiores, Estética, Comunicação Visual, Hotelaria, Cozinha, Produção de Moda, Meio Ambiente, Programação de Jogos Digitais, entre muitos outros.  Os alunos que não podem pagar as mensalidades devem recorrer a uma bolsa pelo Programa Senac de Gratuidade.

IFSP

O Instituto Federal de São Paulo se preocupa em formar bons profissionais para o mercado de trabalho. Os cursos gratuitos são: Agropecuária, Edificações, Eletroeletrônica, Informática, Automação, Mecânica, Química, entre muitos outros.

Depois de conhecer as principais escolas técnicas de SP, participe dos processos seletivos e ingresse na educação profissional.

Top