Escola particular – vale a pena o investimento

Colocar meu filho na escola particular – vale a pena o investimento? A pergunta é importante e a resposta nem tão simples assim. Ao longo…

Colocar meu filho na escola particular – vale a pena o investimento? A pergunta é importante e a resposta nem tão simples assim. Ao longo dos anos, a qualidade do ensino no Brasil tem melhorado ou não? Será mesmo que os jovens brasileiros possuem uma educação de qualidade capaz de proporcionar um futuro melhor para eles? Sim, certamente! É claro que isto é de forma proporcional, pois ainda estamos bem distantes do que é ideal para a formação do brasileiro. No entanto, esta afirmação pode ser válida quando relacionada ao ensino em escolas particulares visto que é comprovadamente mais qualificada que as escolas públicas.

Escola particular - vale a pena o investimento (Foto: Exame/Abril)

Escola particular – vale a pena o investimento (Foto: Exame/Abril)

Escola particular – vale a pena o investimento

Em um primeiro parecer, é claro que nós concordamos que o ensino em uma escola particular – vale a pena o investimento é melhor que o de escolas públicas. No entanto, é preciso considerar que a educação é algo que se inicia no seio da família, o que pode fazer uma enorme diferença quanto ao aprendizado do jovem. Na verdade, a criação em si já é uma começo de caminho para o aprendizado, para a educação do futuro adulto como um todo.

Leia mais informações sobre: Ranking de melhores escolas particulares do Brasil

Educação no Brasil

Desde o início do ano 2000, a educação pública no Brasil passou a ter uma atenção um pouco maior por parte das autoridades. Mesmo que precisemos melhorar, muita coisa já está sendo feita! Isto também tem sido repassado para o ensino particular, pois em decorrência dos investimentos passam a exigir maior qualificação dos professores para exercer melhor suas funções.

Escolas oferecem espaços de interação e estudo (Foto: Exame/Abril)

Escolas oferecem espaços de interação e estudo (Foto: Exame/Abril)

Ter um filho frequentando uma escola particular significa dizer que você está investindo no futuro dele. No entanto, muitos pais esquecem de analisar se a unidade escolar possui qualidade de ensino. Há muitos que até acham que a qualidade está relacionada às mensalidades de custos elevados. No entanto, isto não é verdade. Por isso, fique atento a alguns requisitos que devem prevalecer na hora da escolha da escola particular a fim de que faça valer a pena todos os investimento.

Leia Também:  Cursos gratuitos de férias UnG 2012

Requisitos para escolher

– Os pais devem considerar a tradição da instituição visto que ela pode representar uma importante característica para a comprovação da qualidade do ensino.

– É preciso conhecer o currículo dos professores, além de suas experiências. Como a qualidade está estritamente ligada à forma de ensino aplicada pelo educador, este é um fator fundamental e que garantirá um bom aprendizado ou não para o alunado.

Busque conhecer o esquema de ensino e os profissionais envolvidos na escola (Foto: Exame/Abril)

Busque conhecer o esquema de ensino e os profissionais envolvidos na escola (Foto: Exame/Abril)

– É importante sempre ter conhecimento de que a dedicação e o investimento na própria qualidade do aprendizado dos filhos é um dos fatores que pode fazer valer a pena o estudo em escolas particulares. Há até quem diga que a educação no Brasil já é famigerada, não surte o efeito esperado e pouco mudará nos próximos anos. Este é o pensamento de muitos com relação a algumas escolas particulares. E você, qual o seu pensamento a este respeito? Você acha que vale a pena investir no ensino das escolas particulares?

Leia mais informações sobre: Vagas De Emprego Em Escolas Particulares

Prós e contras

Jovens de escolas particulares parecem estar mais preparados para o vestibular, por exemplo (Foto: Exame/Abril)

Jovens de escolas particulares parecem estar mais preparados para o vestibular, por exemplo (Foto: Exame/Abril)

A parte boa de estudar numa escola particular:

  • Materiais elaborado por profissionais particulares
  • Integração maior por conta do número de atividades que são mais comuns
  • Muitas instituições apresentam uma organização maior em seu processo, desde a saída dos alunos da escola até a forma de organizar os materiais de educação
  • Muitas escolas particulares indicam muitos livros
  • Geralmente a educação nessas escolas são mais reforças e preparam o aluno para vestibulares, por exemplo

Contra:

  • Vários materiais são comprados a parte da mensalidade
  • Atividades e passeios extras podem custar no seu bolso
  • Reajuste no valor ocorre anualmente/rematrículas
  • Convívio as vezes tira o estudante da realidade
  • Mesmo com um esforço por parte dos pais, filho em escola participar passa a imagem de riqueza e vaidade e não que esteja havendo um belo investimento.
Leia Também:  Uniasselvi Cursos EAD

Se você quiser mais dicas e informações sobre este assunto, confira nossos outros artigos e fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Top