Escola de Percussão em São Paulo

Ritmo, uma característica inerente ao ser humano. Está lá, no batimento cardíaco, no andar, no respirar… tudo é feito na base de um determinado…

Por Redacao em 11/08/2011

Ritmo, uma característica inerente ao ser humano. Está lá, no batimento cardíaco, no andar, no respirar… tudo é feito na base de um determinado ritmo. E a compreensão desse ritmo fez com que nossos ancestrais o adaptassem a determinados intuitos: como se comunicar ou, simplesmente, fazer barulho e festejar. Bastava uma superfície percussiva, uma vareta, ou as próprias mãos e, pronto, música nos ouvidos primitivos. Portanto, os instrumentos de percussão são os mais antigos da humanidade.

Hoje, sabe-se que a música (tendo em sua base – ou “cozinha”, como é chamada na gíria – o ritmo) tem uma lógica, conceitos e teorias que a sustentam. Mas nem sempre foi assim e ela nasceu na base do instinto, quando o homem saiu por aí batucando aquilo que fizesse barulho. Atualmente, há uma vasta gama de instrumentos de percussão e estilos de música e, de quebra, cursos que ajudam aqueles apaixonados a se aprofundar na arte.

A diversidade de instrumentos faz com que os cursos, normalmente, foquem naqueles em que o aluno (ou o grupo de alunos) tenham mais interesse, e, consequentemente, nos gêneros em que eles aparecem.

Dentro do universo da música brasileira, as principais famílias de instrumento estão nos seguintes estilos:

samba

maracatu

forró (baião, xote e xaxado)

frevo

ritmos afros

Contudo, não só de brasilidade que se faz a música. O suingue se espalha pelo mundo e um curso de percussão não seria completo se não viajasse por outras paragens. E aí que entram os estudos de música cubana, africana, indiana, andina, flamenca, americana, e por aí afora.

Os currículos dos cursos de percussão, basicamente falando, abordam técnica específica do instrumento, escrita musical, toques e padrões típicos do gênero e as interações com os outros instrumentos. Além disso, exercícios de consciência rítmica para que o aluno possa adquirir senso de tempo e pulsação, e capacidade de improvisação.

Selecionamos três escolas de música, com curso de percussão, em São Paulo. Todas têm site e os devidos contatos para que você possa se informar e ingressar no estudo do ritmo.

Companhias das Cordas

http://www.companhiadascordas.com.br

Contatos:

Pelo telefone:

Unidade Alto de Pinheiros (11) 3672.1925

Unidade Higienópolis (11) 3826.8771

Endereços:

Unidade Alto de Pinheiros

Rua Nazaré Paulista, 308 – São Paulo – SP

Unidade Higienópolis

Rua José Pereira Queiroz, 37 – São Paulo – SP

Espaço Musical

http://www.espacomusical.com.br

Endereço e contato:

Rua Paulistânia, 339 – Vila Madalena – São Paulo/SP

CEP: 05440.000

Próximo à estação Vila Madalena do metrô

Email: [email protected]

Telefone: (11) 3813-2955

Escola Musica Brasil

http://www.escolamusicabrasil.com.br

Endereço e contato e horário de funcionamento:

(2ª à 5ª) 10h às 22h / (6ª) 10h às 18h / (Sáb) 10h às 15h

Rua Guararapes, 663 – Brooklin.

Email: [email protected]

Telefone: (11)5096-1317

Top