Escola de Percussão em São Paulo Escola de Percussão em São Paulo

Escola de Percussão em São Paulo

Ritmo, uma característica inerente ao ser humano. Está lá, no batimento cardíaco, no andar, no respirar… tudo é feito na base de um determinado…

Por Redacao em 11/08/2011

Ritmo, uma característica inerente ao ser humano. Está lá, no batimento cardíaco, no andar, no respirar… tudo é feito na base de um determinado ritmo. E a compreensão desse ritmo fez com que nossos ancestrais o adaptassem a determinados intuitos: como se comunicar ou, simplesmente, fazer barulho e festejar. Bastava uma superfície percussiva, uma vareta, ou as próprias mãos e, pronto, música nos ouvidos primitivos. Portanto, os instrumentos de percussão são os mais antigos da humanidade.

Hoje, sabe-se que a música (tendo em sua base – ou “cozinha”, como é chamada na gíria – o ritmo) tem uma lógica, conceitos e teorias que a sustentam. Mas nem sempre foi assim e ela nasceu na base do instinto, quando o homem saiu por aí batucando aquilo que fizesse barulho. Atualmente, há uma vasta gama de instrumentos de percussão e estilos de música e, de quebra, cursos que ajudam aqueles apaixonados a se aprofundar na arte.

A diversidade de instrumentos faz com que os cursos, normalmente, foquem naqueles em que o aluno (ou o grupo de alunos) tenham mais interesse, e, consequentemente, nos gêneros em que eles aparecem.

Dentro do universo da música brasileira, as principais famílias de instrumento estão nos seguintes estilos:

samba

maracatu

forró (baião, xote e xaxado)

frevo

ritmos afros

Contudo, não só de brasilidade que se faz a música. O suingue se espalha pelo mundo e um curso de percussão não seria completo se não viajasse por outras paragens. E aí que entram os estudos de música cubana, africana, indiana, andina, flamenca, americana, e por aí afora.

Os currículos dos cursos de percussão, basicamente falando, abordam técnica específica do instrumento, escrita musical, toques e padrões típicos do gênero e as interações com os outros instrumentos. Além disso, exercícios de consciência rítmica para que o aluno possa adquirir senso de tempo e pulsação, e capacidade de improvisação.

Selecionamos três escolas de música, com curso de percussão, em São Paulo. Todas têm site e os devidos contatos para que você possa se informar e ingressar no estudo do ritmo.

Companhias das Cordas

http://www.companhiadascordas.com.br

Contatos:

Pelo telefone:

Unidade Alto de Pinheiros (11) 3672.1925

Unidade Higienópolis (11) 3826.8771

Endereços:

Unidade Alto de Pinheiros

Rua Nazaré Paulista, 308 – São Paulo – SP

Unidade Higienópolis

Rua José Pereira Queiroz, 37 – São Paulo – SP

Espaço Musical

http://www.espacomusical.com.br

Endereço e contato:

Rua Paulistânia, 339 – Vila Madalena – São Paulo/SP

CEP: 05440.000

Próximo à estação Vila Madalena do metrô

Email: [email protected]

Telefone: (11) 3813-2955

Escola Musica Brasil

http://www.escolamusicabrasil.com.br

Endereço e contato e horário de funcionamento:

(2ª à 5ª) 10h às 22h / (6ª) 10h às 18h / (Sáb) 10h às 15h

Rua Guararapes, 663 – Brooklin.

Email: [email protected]

Telefone: (11)5096-1317

Top