A Esclerose Múltipla é uma doença crônica, progressiva, que atinge as pessoas com idade de 20 a 40 anos,geralmente aos 30 anos, com maior incidência em mulheres. A causa é desconhecida.
Os Sintomas são:
- Falta de coordenação
- Vertigem
- Perca da visão
- Perca da audição
- Dormência
- Desequilíbrios
- Tremores
- Dificuldade para andar
- Problemas intestinais
As conseqüências da esclerose Múltipla são:
- Fraqueza muscular
- Rigidez muscular.
- Desordens na fala e linguagem
- Dificuldade na memória
- Ataxia
- Espasmos muscular
- Parestesia
- Disfunção sexual e urinário
- Má postura
- Espasticidade
Ainda, em alguns pacientes pode acometer a parte respiratória dependendo do estágio que esta a doença, então tem que tratar muito rápido para que o estado do paciente não piore. Quando o paciente esta com desconforto respiratório deve-se realizar reeducação diafragmática, reexpansão pulmonar e higiene brônquica.
O Diagnóstico é feito através do médico neurológico que realiza uma avaliação e através de alguns exames como ressonância magnética , tomografia computadorizada, mielografia. O tratamento da Esclerose Múltipla é através de medicamentos juntamente com a reabilitação, fazendo com que a pessoa com Esclerose Múltipla seja independente, realize suas atividades da vida diária sozinha.
O objetivo da fisioterapia é melhorar amplitude de movimento, prevenir contraturas, melhorar a postura, melhorar parte respiratória, melhorar a força muscular, normalizar tônus muscular, minimizar a fadiga e a espaticidade e prevenir complicações.
Tem dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e participe conosco