Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado

Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado

Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado e descubra se esta modalidade de crédito realmente vale à pena. Esta forma de emprestar dinheiro garante uma série…

Por Isabella Moretti em 04/08/2014

Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado e descubra se esta modalidade de crédito realmente vale à pena. Esta forma de emprestar dinheiro garante uma série de facilidades, mas ainda deixa muitas pessoas confusas a respeito das características e benefícios.

Esclareça duvidas sobre empréstimo consignado. (Foto: Divulgação)

O empréstimo consignado está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), a cada 10 trabalhadores, 3 já solicitaram empréstimo por consignação. A maioria destas pessoas usou o dinheiro para quitar dívidas com altas taxas de juros.

Esclareça duvidas sobre empréstimo consignado

Confira a seguir perguntas e respostas e esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado:

Como funciona empréstimo consignado?

O empréstimo consignado, ao contrário do empréstimo pessoal, é uma modalidade na qual o dinheiro é descontado diretamente no salário do trabalhador. O desconto acontece antes mesmo da pessoa ter acesso ao seu pagamento.

Quais são os benefícios do empréstimo consignado?

O crédito consignado é vantajoso porque é fácil de conseguir e tem baixas tarifas de juros. Muitos brasileiros gostam da modalidade porque ela controla a tentação de gastar o dinheiro que foi comprometido com o empréstimo.

Quem pode fazer empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma exclusividade dos trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e pensionistas ou aposentados do INSS. O banco leva em consideração a estabilidade financeira do indivíduo para liberar o dinheiro.

Este tipo de empréstimo desconta direto no salário. (Foto: Divulgação)

Onde contratar empréstimo consignado?

Quem deseja contratar empréstimo consignado deve se dirigir ao departamento de RH da empresa e perguntar quais são as instituições financeiras conveniadas à modalidade. Em seguida, é necessário entrar em contato com um dos bancos para conhecer as condições.

Quais são as taxas de empréstimo consignado?

As taxas de juros de empréstimo consignado variam de acordo de acordo com o banco. A Caixa Econômica Federal tem a tarifa mais acessível do mercado, equivalente a 1,77% ao mês. Já os bancos privados, como Itaú, Santander e Bradesco cobram mais caro. Os juros chegam a 2,13% ao mês.

Existe um limite no empréstimo por consignação?

Sim. O crédito consignado pode comprometer até 30% do salário do trabalhador.

O limite é de 30% do salário. (Foto: Divulgação)

O que acontece se o trabalhador não conseguir pagar o empréstimo?

Se não conseguir pagar as parcelas do empréstimo, o trabalhador deve procurar o banco para renegociar a dívida. Uma boa saída para esta situação é aumentar o número de parcelas.

Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado conversando com alguém do departamento de recursos humanos da sua empresa ou com o seu banco. A modalidade pode ser bem vantajosa para quem está precisando de dinheiro logo.

Top